Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Tendências

Foto: Shutterstock

Corte curto para lisos e cacheados

Quer aderir ao corte curto da moda, mas tem dúvida se fica bem pra você? Siga as dicas, inspire-se nas famosas e veja como adotar o pixie cut ou o short bob sem medo

Quando uma mulher decide ir ao cabeleireiro para fazer uma mudança radical, a responsabilidade do profissional é imensa. Afinal, ela está entregando a “vida” dela nas mãos dele e, se arrepender depois, significa esperar muitos meses até os fios crescerem — e você não quer pagar o preço, né?

Influenciadoras não faltam na mídia para estimular lisas ou cacheadas a passar a tesoura no cabelo! As atrizes Deborah Secco, Fernanda Paes Leme, Bruna Marquezine, Agatha Moreira, Mariana Rios, Leandra Leal e Regiane Alves se encheram de coragem, tosaram as madeixas e causaram o maior frisson. Deborah Secco ainda foi mais longe: além de encurtar, platinou os fios — uma supertendência em coloração nesta temporada.

O sucesso do curtinho não é de hoje... O pixie, ou o bom e velho Joãozinho, já fez uma revolução nos anos 1950 quando as eternas divas Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor aderiram ao visual, quebrando paradigmas. Depois disso, o corte teve seus altos e baixos durante as décadas, mas chegou aos 1990 com força. “Na época, Winona Ryder, Gwyneth Paltrow e Halle Berry estavam no auge de suas carreiras e investiram no pixie cut trazendo a ele um ar mais moderno, com muita textura e desfiado”, lembra Rafaella Coffoni, analista de produtos do Instituto Embelleze (SP). Atualmente, o corte curto pixie volta com tudo e promete ser a tendência das próximas estações.

O short bob, ou o Chanel batidinho, é uma releitura do long bob, que esteve em alta nas temporadas passadas: mais curto, na altura do queixo, assimétrico e cheio de atitude. Nos anos 1950 e 1960, Marilyn Monroe e Jackie Kennedy já usavam o short bob, mas com menos textura, camadas e desfiados. A finalização do corte no estilo messy hair (aquele cabelo bagunçadinho de propósito sabe?!) traz um ar despojado ao visual que tem tudo a ver com o momento em que vivemos de empoderamento feminino.

Pixie cut para todas

Existem muitas variações do corte curto pixie cut: com franja longa ou curta, desfiado, texturizado, com a lateral raspada... bem curtinho, como o boyish, ou um pouco mais longo, cobrindo as orelhas. As possibilidades são muitas!

O pixie cut é um corte que pode ser feito em mulheres de todas as faixas etárias e em qualquer tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado ou crespo. Nos cacheados e crespos, é importante usar, no dia a dia, produtos que tratem e modelem os fios, como os ativadores de cachos. Vale lembrar que o pixie cut vem sendo muito adotado por mulheres crespas que estão em transição capilar. “No momento do big chop, ou seja, do ato de cortar toda a parte do cabelo com química (de alisamento, progressiva, relaxamento), elas investem no cabelo curto cheio de estilo”, diz Rafaella. Assim, ficam com o visual bonito até que os fios voltem a crescer de forma natural e saudável.

 Deborah Secco pixie cut

Camila Rodrigues pixie cut

Regiane Alves pixie cut

Halle Berry pixie cut

Rihanna pixie cut

pixie cut

pixie cut

 

Short bob para todas

Assim como o pixie, o short bob fica bem em mulheres jovens e maduras e em todos os tipos de cabelo. Mas, aqui, também é essencial apostar nos finalizadores e ativadores de cachos na hora de pentear os crespos e encaracolados. A característica do short bob são as pontas desconectadas, o que traz bastante textura ao look.

Cabelos muito volumosos se beneficiam do corte curto short bob, pois o corte em camadas ajuda a controlar os fios.

 agatha moreira short bob

bruna marquezine short bob

juliana paes short bob

leticia spiller short bob

lucy ramos short bob

mariana rios short bob

 

Aprenda as técnicas dos cortes

Interessado em saber mais detalhes desses dois cortes e dominar as técnicas para oferecer às suas clientes? Na grade de aulas do curso de cabeleireiro profissional do Instituto Embelleze você aprende o pixie cut e o short bob, além de muitos outros cortes. Técnicas avançadas de finalização e texturização de cortes e penteados são ensinados no curso de especialização de design em cortes femininos do Instituto Embelleze. 

Tags

corte curto, pixie cut, short bob, cabeleireiro profissional, tendência, Instituto Embelleze, corte de cabelo, penteado, curso de cabeleireiro

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Umectação: saiba tudo sobre o assunto.
  A umectação é uma técnica que com óleos vegetais que nutre, hidrata e fortalece os fios danificados. Se você ainda não conhece esse tratamento, é a hora de ficar por dentro dos benefícios e aprender tudo sobre o método que vêm fazendo muito sucesso entre às mulheres. Então vem com a gente, pois com essas dicas os fios de suas clientes serão outros!   O que é a umectação capilar? A umectação nada mais é do que um tratamento realizado à base de óleo vegetal, ou seja, tem como objetivo nutrir os fios e, acima de tudo, repor a oleosidade necessária para recuperar os cabelos danificados por diversos fatores, entre eles, as químicas. Para que serve a umectação? O tratamento serve como um complemento à oleosidade natural dos fios. Então, pode ser feito somente com óleos – sem acréscimo de cremes. Deste modo, o ressecamento é combatido de maneira eficaz e, assim, diminui até o aparecimento de frizz. Além disso, a umectação deixa o cabelo menos propenso à quebra. Benefícios de umectar os cabelos: Redução da quebra; Diminuição do frizz; Eliminação da formação de nós; Redução do atrito entre os fios; Combate ao ressecamento e a porosidade; Fortalecimento da fibra capilar; Toque mais suave; Cabelos mais brilhantes.   Os melhores óleos vegetais para a umectação: Para fazer uma boa umectação, é importante contar com óleos 100% vegetais. Se você ainda não sabe qual usar, veja alguns tipos de óleos e escolha o seu preferido. Óleo de rícino Um dos mais potentes e favoritos. Ele hidrata e recupera cabelos quebradiços, danificados e com queda. Sobretudo, é um excelente auxiliar no combate a caspa e a oleosidade. Contém vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9. Óleo de coco Rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, a umectação com óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar, desse modo protege os fios e retém sua umidade natural. Certamente, o resultado é um cabelo mais sedoso, brilhante e macio. Óleo de argan Contém vitaminas A e D, fundamentais na recuperação e nutrição dos fios. Sua ação antioxidante rejuvenesce e trata a fibra capilar, pois é um óleo extremamente nutritivo. Óleo de girassol Para quem deseja diminuir o frizz, combater as pontas duplas, dar brilho e maciez para o cabelo, esse óleo é a escolha certa. Além disso, ainda ajuda a proteger os fios de ações externas, como as causadas pelo cloro e sol, por exemplo. Óleo de oliva A umectação com azeite contém alta concentração de nutrientes e possui antioxidantes, portanto, combate o envelhecimento precoce das células capilares.   Fique por dentro de todas as tendências em hidratação se matriculando em nosso curso de Cabeleireiro Profissional.
> Leia mais
Corte bordado: descubra tudo sobre essa técnica
 O corte bordado é uma técnica que faz muito sucesso, pois elimina as pontas duplas e ressecadas dos fios sem mexer no comprimento do cabelo! Vem com a gente, que vamos te explicar tudo sobre esse procedimento incrível. Para que serve? O corte bordado serve para retirar as pontas duplas dos fios que deixam os cabelos com um aspecto ressecado e frisado, o pavor de qualquer mulher! Isso ocorre por diversos fatores, como: uso excessivo de chapinha ou secador, muita exposição ao sol, uso de coloração, processos de descoloração ou até mesmo em cabelos frágeis. O que acaba resultando em frizz. Além disso, o maior benefício desta técnica de corte é que ela não diminui o comprimento dos fios! Ou seja, deixa as madeixas saudáveis e deslumbrantes sem ter que tirar aqueles dois dedinhos de cabelo. E como é feito? Atualmente, existem duas técnicas. A mais tradicional é manualmente com a boa e velha tesoura, onde é necessário escovar o cabelo seco mecha por mecha. Já a outra técnica é feita através de uma máquina especialmente para esse tipo de corte, que ao ser passada na mecha, vai escovando e cortando as pontas arrepiadas. Quando é indicado fazer o corte bordado? Quando os cabelos estiverem ressecados, cheios de pontas duplas e com uma aparência nada saudável. Porém, é importante ressaltar para as clientes que não é só esse procedimento que irá manter as madeixas saudáveis. É necessário realizar uma rotina de cuidados, como hidratações, umectação e usar bons produtos que protejam os fios de fatores externos. Mas uma coisa é certa, o corte é liberado para todos os tipos de fios! Como já dito, a função do corte bordado é retirar as indesejadas pontas duplas. E não tem cliente que nunca sofreu desse mal, não é mesmo? Portanto, alisadas, cacheadas e crespas podem investir nesse milagroso corte para manter as madeixas lindas. Quer saber mais sobre as principais tendências de cortes? Se especialize em nosso curso de Design de Cortes Femininos e descubra todos os segredos do corte perfeito.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados