Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Barbearia

Fotos: Shutterstock

COMO SE BARBEAR CORRETAMENTE

Sim, tem segredo para ganhar uma pele lisinha e perfeita ao se barbear. Siga as dicas e o passo a passo!

Um ato tão corriqueiro para os homens, como o barbear, pode se tornar pesadelo quando surgem inflamações, ardência, irritação e pelos encravados no pós-barba. Ninguém merece! Mas dá para evitar todos esses incômodos se você se munir das ferramentas certas e do ritual que prepara a pele para a navalha ou a lâmina. O instrutor Emerson Ferreira, do Instituto Embelleze de Brasília (DF), dá todas as dicas. Acompanhe!

Comece com a limpeza da pele

Não, não pule esta etapa! Não é bobagem nem perda de tempo. É que ao lavar o rosto (de preferência com um xampu próprio), a gordura da pele, juntamente com a sujeira, é eliminada o que evita inflamações. E não é só: essa limpeza já suaviza e hidrata os pelos da barba, preparando-os para serem eliminados mais facilmente. No enxágue, use água morna para ajudar a dilatar os poros.

Aplique creme de barbear

“Embora exista creme e espuma, eu prefiro o gel de barbear, pois acho que ele permite um deslize melhor da navalha sobre a pele, evitando cortes”, diz Emerson. Seja qual for a sua escolha, não ignore esse passo, pois é o produto que vai proteger a sua cútis de eventuais danos na hora de passar a lâmina para arrancar os rígidos pelos da barba. Estima-se que são cortados até 25 mil pelos ao barbear e o corte rente sem proteção pode provocar, no mínimo, irritação, ok?

Escolha navalha ou lâmina

Se você não sabe se barbear com navalha ou nunca tentou, esqueça e invista numa boa lâmina. É que o corte dela é poderoso e, por isso mesmo, o risco de se cortar é grande. Então, deixe para se submeter ao primoroso acabamento a navalha na barbearia, sob os cuidados de um profissional. Em relação à lâmina, escolha uma que se adapte melhor ao seu rosto e cuide bem do aparelho. Não use os que estão sujos ou desgastados, pois oferecem maior risco de falhas, cortes e irritação. Como saber se a lâmina está adequada? Fácil: se você não tiver que forçar as passadas para tosar os pelos nem sentir puxões ou desconforto, não precisa trocá-la.

Faça o corte perfeito

Passar a lâmina no sentido do crescimento dos fios evita a irritação da pele e o risco de encravamento dos pelos, porém não é eficiente no quesito efeito de pele lisinha e suave. Se você faz questão de um barbear rente, faça então a barba no sentido contrário ao crescimento.

Analise primeiro em que direção o pelo cresce esfregando sua mão no rosto. A direção que oferecer resistência indica o sentido contrário ao crescimento do pelo. Depois, lave o rosto com água morna e aplique o gel ou o creme de barbear. Aguarde três minutos para os fios amolecerem e, daí, passe a lâmina primeiro no sentido do crescimento. Reaplique o gel e raspe novamente, agora no sentido contrário.

Use pós-barba

Para ajudar a pele a se recuperar da agressão da lâmina, aplique no rosto limpo um hidratante pós-barba. Não é frescura! Ele ajuda a reparar o tecido, formar uma película protetora, amaciar a pele e prevenir inflamações. 

 

 

barbear da pele sensívelBARBEAR DA PELE SENSÍVEL

Especialmente quem faz a barba todos os dias acaba desenvolvendo a sensibilidade da pele, devido ao atrito da lâmina. O resultado é ardor e bolinhas avermelhadas. A solução é se munir de produtos para pele sensível e, antes de se barbear, fazer uma compressa com toalha quente para amolecer bem os pelos e facilitar o corte. Depois aplique a espuma ou o gel normalmente. Escolha um aparelho de barbear com lâminas bem juntas para ajudar a reduzir a pressão e, assim, provocar menos irritação na pele. Procure raspar com movimentos leves e suaves, sem imprimir força, e passe a lâmina no sentido do crescimento do pelo. Só raspe no sentido contrário nos pontos em que os fios estão aparentes ou espetando. Deixe para barbear a região ao redor do lábio por último para que dê tempo de os pelos ficarem de “molho” na espuma ou no gel de barbear, enfraquecendo assim os fios. Terminada a tarefa, enxágue o rosto com água fria, seque-a suavemente e use uma loção pós-barba calmante.

 

Para saber mais sobre como se barbear e outros cuidados com a beleza masculina, como modelagem e designer de barba, aparo de pelos faciais, cortes de cabelo e muitos outras técnicas de transformação, faça o curso Barbeiro Academy Hair. O barbeiro formado pelo Instituto Embelleze também será capaz de conhecer informações sobre o mercado, excelência em atendimento ao cliente e como montar sua própria barbearia.

 

Tags

barba, barbearia, barbeiro profissional, curso de barbearia, instituto embelleze

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Você já ouviu falar sobre o corte inverso? A técnica fará sucesso no inverno!
O inverno está chegando e, com ele, novas tendências em cortes de cabelos. O corte inverso é uma delas. Reunindo assimetria, com a praticidade do Long Bob, a técnica promete conquistar ainda mais adeptos. Como funciona Uma versão do Long Bob, ao contrário. O resultado? Pontas mais curtas na parte da frente do cabelo, que se estendem de forma sutil e natural para a parte de trás, mais comprida. Confira as principais características do corte inverso: 1-  Assimétrico 2 - Comprimento maior na parte de trás do cabelo 3 - Versátil Além do corte, os cabelos da temporada de inverno apresentam mais textura e volume. A técnica de balaiagem, responsável por iluminar o rosto, é uma boa combinação a esses novos cortes. Quer ficar por dentro de todas as tendências do momento e também se especializar na área de cabelos? O Curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair é o segredo para dominar todas as técnicas e arrasar no seu próprio negócio.
> Leia mais
DESIGN DE SOBRANCELHA EM 7 PASSOS
Não é força de expressão quando se fala que a sobrancelha é a moldura do olhar. Mais ainda: ela é responsável por valorizar a expressão facial. Portanto, quanto mais bem desenhada e preenchida estiver a sua, combinando, claro, com o formato do seu rosto, mais bonito e harmônico será o seu visual. Mesmo que a sua sobrancelha não seja naturalmente perfeita, é possível redefini-la para um efeito uau com truques de maquiagem. Quem ensina o passo a passo da beleza é o professor do curso de Designer de Sobrancelhas Douglas Baptista, do Instituto Embelleze Grajaú. 7 passos para ter a sobrancelha dos sonhos Higienize a área antes de depilar: a pele deve ser higienizada com um adstringente. Além de evitar alergias, a pele limpa abre os poros facilitando a retirada dos pelos. Procure um lugar com boa visibilidade: a dica é sempre tirar a sobrancelha em lugares bem claros, pois a luz ajuda a visualizar bem o traço. Desenhe a área: antes de usar a pinça, marque com um lápis o desenho desejado da sobrancelha. Isso evita falhas, pois ao delimitarmos o que vai ser retirado é mais difícil errar na mão. Faça traços simétricos e cheque se estão bem feitos olhando de frente para o espelho, com o rosto bem alinhado. Cuidado no manuseio da pinça: retire primeiro os pelos que ficaram fora do desenho do formato desejado, arrancando-os sempre pela raiz para evitar que eles cresçam rápido demais ou encravem. Depois é só seguir a marcação do desenho para obter o resultado desejado. Corte o excesso: para visualizar o que está sobrando, utilize uma escovinha e penteie todos os pelos pra cima. As pontas que ficarem fora do desenho, devem ser cortadas com uma tesourinha apropriada para a função. Hidrate a pele: normalmente, após a retirada dos pelos a pele fica um pouco avermelhada. Assim, para terminar, hidrate a região para acalmar a irritação. Disfarce as imperfeições: nem sempre uma sobrancelha é igual a outra. Se ao terminar todo o processo de retirada dos pelos, você sentir que ainda há uma diferença entre elas, é possível corrigir as falhas com sombra ou lápis para sobrancelha. Veja também outras dicas para ter a sobrancelha perfeita!
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados