Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Make

Shutterstock

DICAS E TRUQUES PARA ESCOLHER BATOM

"Que batom combina mais com a minha roupa? Será que passo o mais escuro ou o claro?" O visagismo vai ajudar você a resolver essas e outras dúvidas!

Batom é o item de maquiagem número 1 da mulher brasileira, segundo pesquisas. E não é para menos: ele pode valorizar ainda mais a beleza, é capaz de elevar a autoestima e tornar a mulher mais sensual e feminina em segundos. Geralmente a gente sabe os tons que ficam melhor em nossa pele, mas você sabe o que o visagismo tem a dizer sobre isso?


Em primeiro lugar, o que é visagismo

O visagismo é uma técnica estética que ajuda a criar uma imagem pessoal que reflita as qualidades interiores da pessoa. Usando os recursos da maquiagem e da produção do cabelo, a mulher, por exemplo, poderá mudar seu semblante e postura — inclusive elevando a autoestima.

O visagismo está ganhando força por permitir às mulheres uma imagem personalizada e única em um mundo cheio de padrões de beleza. Com esse conhecimento, você se vale de dicas de harmonização de imagem para destacar sua beleza única. Saiba, primeiramente, que existem três fatores que devem ser analisados para encontrar o batom ideal de acordo com a ocasião e que será mais harmônico com a sua imagem. A consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Thais Magalhães, explica tintim por tintim.

como escolher o batom
3 passos para encontrar o seu batom ideal

1 - De acordo com a especialista, que é visagista e maquiadora profissional, o primeiro fator consiste no conceito de luz e sombra: tudo o que iluminamos com tons claros, aumenta e se destaca, e o que escurecemos com tons escuros, diminui e se omite. Sabendo disso, na hora de escolher o batom ideal é preciso observar a anatomia dos lábios, se são grandes ou pequenos, e qual é o efeito final desejado.

  • Caso considere seus lábios pequenos e finos demais e queira transmitir a impressão visual que eles são maiores, você deve optar por tons alegres e vibrantes como vermelhos intensos ou rosa pink para destacá-los.
  • No caso de lábios grandes e carnudos demais, dê a ideia de que são menores optando por tons neutros, como nude, ou escuros, fechados e mais queimados para não evidenciá-los.


2 - O segundo fator é descobrir a temperatura da pele, ou seja, se ela é quente ou fria. Isso consiste na cor do pigmento que compõem a tonalidade da pele. Peles que possuem cor amarelada ou avermelhada, tendem a ser quentes enquanto peles que possuem cor mais azulada ou esverdeada tendem a ser frias. Para não errar na hora de harmonizar a cor do batom descubra se sua pele é quente ou fria, para isso, observe seu rosto no espelho e tente identificar os pigmentos presentes nela, peça ajuda para uma amiga na hora de identificar.

  •  “Peles quentes harmonizam melhor com batons de tons quentes como vermelhos intensos, pink, e roxo vibrante, enquanto peles frias harmonizam melhor com tons frios como vermelhos mais fechados, rosa queimado e nude”, afirma a especialista do Instituto Embelleze.


3 - O terceiro fator é levar em conta a sensação visual que as cores transmitem. O estudo das cores é algo muito importante para compor a sua imagem, pois as pessoas interpretam as cores e correlacionam significados inconscientes a elas.

 

Veja mais informações abaixo:

Os tons de vermelho simbolizam o amor, paixão e poder.
Os tons de roxo refletem o equilíbrio e autoconfiança.
Os tons de laranja representam a alegria e a coragem.
Os tons de rosa claro ou queimado simbolizam a feminilidade e romantismo de maneira discreta e delicada.
Os tons de pink indicam feminilidade e criatividade de maneira mais ousada.


Quer se tornar um expert em make? Conheça nosso curso de Maquiagem Profissional ou visite uma unidade Embelleze mais próxima de você.

 

Tags

batom, maquiagem, visagismo, pele

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Maquiagem corretiva passo a passo
Não comece o make dos olhos e dos lábios sem, antes, preparar a pele. Ok, isso você já sabe. Mas não basta aplicar uma boa base em todo o rosto se você quiser impactar. O segredo dos maquiadores profissionais é harmonizar a face marcando alguns pontos com um jogo de produtos escuros e claros. É a famosa maquiagem de marcação ou de contorno que já foi revelada por celebridades, como Kim Kardashian, e influencers na Internet. Mas apesar de a maioria das mulheres conhecer a técnica, nem todas sabem executá-la, o que pode colocar o resultado a perder. O método de maquiagem corretiva usando marcação ou contorno nada mais é do que utilizar base, corretivo ou pó mais escuros e mais claros que o tom natural da pele para disfarçar ou valorizar detalhes do rosto. Os produtos iluminados sempre ressaltam alguma área e os escuros, diminuem. Por exemplo: uma marcação abaixo das bochechas com base escura tende a afinar o contorno do rosto e do nariz. Difícil? Que nada! Para não ter erro, observe no espelho o formato do seu rosto e pontue as regiões que gostaria de corrigir. Uma boa indicação para quem quer virar expert na técnica é procurar o curso de maquiagem do Instituto Embelleze. Lá, além de aprender todos os truques da maquiagem corretiva, você também entende sobre as diferenças entre os diversos tipos de produtos, como aplicá-los corretamente e muito mais. E por falar em cosmético, a escolha dos itens para a maquiagem corretiva é bem pessoal. Você pode usar base e corretivo em texturas que combinam com a sua pele, como líquida, pó ou cremosa. No entanto, as versões em pó são sempre mais fáceis de aplicar, especialmente para quem é principiante. Aprenda agora como fazer a maquiagem corretiva com o top make-up designer Anderson Bueno, expert também em maquiagem artística. Mãos à obra! Passo a passo: veja como fazer uma marcação de rosto para arrasar no make! 1 - Pele limpa e hidratada, aplique uma bae no mesmo tom da sua pele em todo o rosto. Depois, passe uma base clara nas áreas que você quer iluminar. As mais comuns são centro da face e área das olheiras.    2 - Usando uma base dois tons mais escura que a sua pele (ou bronze), marque a testa rente à raiz do cabelo, as têmporas, as laterais do nariz, abaixo da maçã do rosto e o contorno do maxilar. 3 - Com um pincel kabuqui ou de fibra dupla, esfume bem todos os produtos, fazendo uma fusão entre as cores. Isso é só para evitar que as marcações fiquem em evidência. 4 – Aplique, em todo o rosto, pó translúcido para dar fixação e um acabamento acetinado. 5 - Espalhe uma sombra bege-escuro ou marrom nas pálpebras para dar profundidade aos olhos. Nos lábios, passe um batom cor de boca; finalize o make com um blush marrom.
> Leia mais
Você já ouviu falar sobre o corte inverso? A técnica fará sucesso no inverno!
O inverno está chegando e, com ele, novas tendências em cortes de cabelos. O corte inverso é uma delas. Reunindo assimetria, com a praticidade do Long Bob, a técnica promete conquistar ainda mais adeptos. Como funciona Uma versão do Long Bob, ao contrário. O resultado? Pontas mais curtas na parte da frente do cabelo, que se estendem de forma sutil e natural para a parte de trás, mais comprida. Confira as principais características do corte inverso: 1-  Assimétrico 2 - Comprimento maior na parte de trás do cabelo 3 - Versátil Além do corte, os cabelos da temporada de inverno apresentam mais textura e volume. A técnica de balaiagem, responsável por iluminar o rosto, é uma boa combinação a esses novos cortes. Quer ficar por dentro de todas as tendências do momento e também se especializar na área de cabelos? O Curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair é o segredo para dominar todas as técnicas e arrasar no seu próprio negócio.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados