Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Foto: Divulgação

Guia de cores de cabelo 2019

Confira as cores de cabelo e as técnicas de coloração da moda para loiros, castanhos, ruivos e pretos. Saiba ainda como garantir um resultado harmonioso com a sua pele

Embora a coloração do cabelo da atriz Juliana Paes esteja fazendo o maior sucesso, os castanhos não reinam absolutos nesta estação. Também são destaque as cores de cabelo loiro, vermelho e preto. Outra novidade são as luzes marcadas em tons que contrastam aos de base para iluminar o visual. Há opções para quem prefere nuances naturais, exóticas, suaves ou intensas.

Animada para mudar o visual? Então preste atenção neste conselho: quem vai fazer uma mudança radical ou quer dar um efeito especial aos fios nunca deve arriscar a tingir o cabelo em casa. Procure um profissional qualificado para avaliar as condições das suas madeixas e determinar a melhor técnica para realizar a transformação sem danos, ok? Só para ter uma ideia dos perigos, se a estrutura capilar estiver muito danificada ou porosa, a nova coloração pode ficar manchada, pois algumas mechas absorvem mais o pigmento do que outras. É importante fazer uma hidratação prévia com produtos identificados como pré-colorantes, que promovem o fechamento das cutículas. Depois de colorir, é necessário selar a cutícula e neutralizar os resíduos oxidantes das tinturas.

Conheça a seguir as cores de cabelo que vão atualizar a sua aparência e tudo o que é necessário levar em conta na hora de sugerir uma transformação para a sua cliente, se você é cabeleireiro profissional.

Loiros em alta

Clarear o cabelo é ainda mais arriscado sem a supervisão de um cabeleireiro — os castanhos, por exemplo, podem ficar alaranjados! Outro cuidado para quem pretende ficar loira é fazer retoques mensais para deixar o loiro luminoso. Além disso, usar no dia a dia um xampu antioxidante para o tom não ficar esverdeado ou amarelo. Uma vez por semana aplique uma máscara hidratante para evitar a secura. Escolha agora um loiro para chamar de seu...

Manteiga ou neutro

Nem platinado, nem escuro quente: o loiro do inverno que já conquistou famosas, como Sophie Turner, Jennifer Lawrence, Hailey Baldwin, Elsa Hosk e Khloe Kardashian, está próximo do bege, areia, nude e perolado. “É o meio do caminho entre o loiro platinado e o loiro escuro. Para alcançar o perfil neutro, é feita uma combinação de nuances quentes e frias. A fusão resulta em um visual sofisticado, com muita luminosidade”, explica Jackson Nunes, hairstylist do In Beauty Luxury, em Campinas (SP). Além de dar um aspecto moderno e delicado, as cores de cabelo neutras valorizam todos os tipos de pele e não exigem muita manutenção, uma vez que as técnicas de coloração visam deixar um efeito de clareamento natural dos cabelos.

cores de cabelo_loiro manteiga cores de cabelo_loiro manteiga

Fotos: Reprodução

 

Platinado

Os fios claríssimos, quase brancos, com fundo acinzentado (também chamados de loiro frio ou gelo), são tendência. A opção é perfeita para quem já tem o cabelo descolorido. Para o resultado ficar bonito, o ideal é manter a raiz escura e criar uma transição bem esfumada. Essa técnica também ajuda a diminuir a necessidade de retoques. Depois da coloração é fundamental aplicar xampu roxo, que possui concentração de pigmento violeta: ele neutraliza reflexos indesejados e mantém o platinado radiante.

cores de cabelo_loiro platinadocores de cabelo_loiro platinado

 Fotos: Reprodução/Pinterest e Shutterstock

 

Loiro mel

Quem já é loira ou tem fios castanho-médio pode conquistar facilmente o loiro mel da temporada. No caso de fios mais escuros, é necessário descolorir e depois tonalizar para atingir o resultado, o que acaba danificando muito o cabelo. A tonalidade mais quente pode ser aplicada por igual em toda a cabeça ou aparecer em mechas sutis, com a raiz esfumada. Assim não dá para perceber onde o clareamento começa.

cores de cabelo_loiro mel

 Foto: Shutterstock

 

CASTANHOS CHIQUES

O castanho e suas variantes caem bem em todos os tons de pele, das branquinhas às morenas, e combinam tanto com o inverno quanto com o verão. Nesta estação eles estão mais badalados do que nunca, graças à tendência dos tons terrosos. Pintar as madeixas de castanho não tem segredo, mas caso você se sinta segura para dar um passo além da coloração uniforme, pode testar a técnica da marmorização. Ela ilumina as mechas que emolduram o rosto e outras, no meio do cabelo, quebram o visual chapado. Confira os castanhos que são trend entre as cores de cabelo da moda — um deles está no vídeo de antes e depois, no final deste post, realizado pelo professor Mychael Alcântara, do curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze unidades Praça da Sé e Tatuapé (SP). A transformação foi inspirada no castanho desejo da atriz Juliana Paes na novela A Dona do Pedaço.
 

Castanho terroso

Os tons do deserto são a opção perfeita para deixar o cabelo loiro-escuro mais quente e glamouroso. A ideia é usar alguns marrons para ressaltar vários pontos de luz em toda a cabeça. E foi o que o cabeleireiro Felipe Freitas, do FIL Hair & Experience, fez na atriz Juliana Paes, a Maria da Paz de A Dona do Pedaço. Ele aplicou as tonalidades terrosas com a técnica balayage, que cria mechas finas por quase todo o cabelo.

cores de cabelo_castanho terroso

Foto: Divulgação

 

Caramelo

Essa versão iluminada da cor pode tingir luzes no cabelo castanho-claro, médio ou escuro, porque não cria um contraste muito marcante. É perfeita para ressaltar a cor de base.

cores de cabelo_caramelo

 Foto: Reprodução/Pinterest

 

Chocolate

Quer continuar morena? O chocolate é a sugestão ideal para quem deseja sair do preto, mas sem cair no loiro. Para a cor de cabelo ficar glamourosa, intercale mechas marrons de tonalidades mais claras com escuras.

cores de cabelo_chocolatecores de cabelo_chocolate

  Fotos: Reprodução/Pinterest

 

Cold brew coffee

A inspiração para essa nuance é uma bebida de mesmo nome, um café gelado com aparência semelhante ao refrigerante de cola. A coloração é um castanho com um pouco de vermelho e mogno. O cold brew dá um efeito iluminado lindo e sofisticado ao cabelo escuro.

cores de cabelo_cold brew coffeecores de cabelo_cold brew coffee

  Fotos: Reprodução/Pinterest

 

PRETO MARCANTE

A tonalidade mais escura da cartela de cores de cabelo volta à cena depois de décadas. Como se fixa bem em fios claros, como castanhos e loiros, o preto tem alto poder de cobertura. No entanto, se você tem luzes ou mechas, o recomendado é descolorir antes para que o preto fique uniforme. Veja qual é o matiz de preto que está em alta...

Preto azulado

Essa tonalidade clássica volta à cena depois de décadas! Ela tem reflexos acinzentados e, por isso, ganha o aspecto azul, principalmente sob o sol. O cinza acaba deixando a cor fria e mais intensa que o preto natural, o que também evita que os fios desbotem para o vermelho. A numeração 1 depois do ponto indica que o reflexo é acinzentado, ok?

cores de cabelo_preto azulado

  Foto: Reprodução/Pinterest

 

RUIVOS E VERMELHOS

Os pigmentos avermelhados são partículas grandes que têm dificuldade de se instalar dentro do fio. Eles acabam se fixando superficialmente e se desprendem com mais facilidade. Por isso, cabelo vermelho se torna gradativamente loiro-dourado ou alaranjado com as lavagens. Anote os cuidados: não lave os fios mais do que três vezes por semana, use xampu neutro, não esfregue o cabelo molhado com intensidade na toalha e invista em produtos especiais para ruivos e vermelhos, que realçam mais a cor. Fique por dentro das principais tendências de cores de cabelo!
 

Blorange ou ruivo pessego

Ousado, o tom alaranjado com nuances de rosa e dourado já fez a cabeça de muitas mulheres. É uma cor de cabelo fantasia, perfeita para quem busca uma transformação radical. Para conquistá-la, o primeiro passo é descolorir os fios.

cores de cabelo_blorangecores de cabelo_ruivo pessego

  Fotos: Reprodução/Pinterest

 

Ruivo acobreado

Para alcançar o tom, esqueça as nuances de vermelho e laranja. O pulo do gato é manter o seu fundo de cabelo natural e matizá-lo com reflexos acobreados. A técnica pega melhor em quem é loira ou tem cabelos castanhos-claros.

cores de cabelo_ruivo acobreado 

  Foto: Reprodução/Pinterest

 

Vermelho carmesim

Forte, brilhante e profundo, esse vermelho não é nada discreto. Cabelos do castanho ao preto necessitam de descoloração seguida de tonalização. Diminuir a frequência das lavagens é essencial para segurar o tom.

cores de cabelo_vermelho carmesim

  Foto: Shutterstock

 

Técnicas para aplicar as cores de cabelo da moda

Os métodos de aplicação das tinturas vão se aperfeiçoando e mudando conforme as tendências em alta. Conheça o que vem por aí...

Luzes marcadas

O que antes era tido como artificial agora é moda. As luzes bem marcadas, especialmente na parte da frente do cabelo, ajudam a iluminar o visual.

Esfumado degradê

A técnica é indicada para quem quer clarear o cabelo sem radicalismo, já que a raiz fica mais próxima da cor natural e vai clareando gradativamente pelo comprimento até as pontas. A combinação de luz e sombra realça o movimento do cabelo e tem a vantagem de exigir menos retoques.

Ombré hair

Perfeita para ser feita na coloração loiro mel da moda, o ombré ilumina apenas as pontas dos fios.

Haircontour

É um método inspirado na famosa maquiagem de contorno e funciona como uma moldura, feita de acordo com o formato de rosto de cada mulher. Alguns pontos da cabeça são iluminados (com técnicas de clareamento à mão livre — hands free) e outros são sombreados (com tinturas ou tonalizantes escuros). Se você quer disfarçar a testa grande, evite descolorir os fios da raiz próximos à área. Quer valorizar o bocão? Faça um degradê de luzes a partir das têmporas.

 

 

 

 


Tags

cores de cabelo, tendência, química, curso de cabeleireiro, Instituto Embelleze

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

QUAL É O PROBLEMA DA SUA SOBRANCELHA?
Volumosa e natural. Assim é a sobrancelha da moda em 2019, menos simétrica e um pouco mais grossa comparando com o design que imperou até hoje. Em inglês, são chamadas de fluffy brows, ou “sobrancelhas fofas”. Mas nem sempre a gente tem pelos suficientes ou um desenho favorável para seguir tendências, não é mesmo? A boa notícia é que tem jeito pra tudo e dá para transformar imperfeições em sobrancelhas perfeitas! A seguir, vamos estudar caso a caso os problemas mais comuns e como resolvê-los, no entanto, antes aqui vai uma dica para quem é profissional: “Quando você recebe uma cliente com a sobrancelha detonada, o primeiro passo é conversar com ela para saber por que o design apresenta falhas. Somente após uma análise minuciosa, inclusive do formato do rosto da cliente, é que podemos indicar o melhor tratamento”, diz a cabeleireira e maquiadora Rosana Pinheiro, instrutora do Instituto Embelleze Aracaju (SE). Sobrancelha com falhas Os motivos de falhas no crescimento de alguns pelos podem ser ocasionados por vários fatores — a própria natureza, resultado de uma cicatriz ou de fios arrancados incorretamente. #Solução: Desenhar fios nas áreas falhadas. O preenchimento pode ser feito com maquiagem, usando lápis universal para sobrancelhas ou sombra em pó marrom-clara. Porém, antes de cobrir as falhas, com uma pinça, acerte o design da sobrancelha para o resultado ficar harmonioso, levando em consideração o formato do rosto. Depois, invista no make: Usando um lápis bem apontado, desenhe traços levemente curvados e curtos, começando pelo canto interno da sobrancelha. Ou com uma sombra em pó e um pincel chanfrado, simule fios em toda a extensão, também a partir do canto interno. Em ambas as técnicas, finalize a maquiagem eliminando o excesso de produto com uma escovinha. Passe-a suavemente penteando a sobrancelha.   Sobrancelha sem forma natural O formato perfeito segue a linha dos olhos e os pelos não são removidos em excesso. O arco é sutil, suave e no lugar certo, ou seja, no local em que a lateral da ponte nasal cruza com o canto externo da pupila do olho.  Uma sobrancelha sem a forma ideal pode estar reta, triangular ou parecendo uma vírgula. #Solução: A sobrancelha reta é aquela em que o arco nunca existiu, ou que desapareceu devido à remoção excessiva de pelos. É o formato mais difícil de corrigir com lápis ou sombra. O ideal é deixar os fios crescerem novamente e recorrer a um profissional para criar o novo arco. A linha triangular demonstra que o arco foi feito no lugar errado, distante demais do olho. E isso pode ocorrer quando o ângulo de crescimento dos pelos é modificado no arco. O visual dá a impressão de pálpebras inchadas ou olhos vesgos. Corrija preenchendo o vão sob a sobrancelha e removendo alguns fios para que o arco fique com uma curva interna maior. Uma sobrancelha removida excessivamente, começando com uma pequena bola no canto interno é a “sobrancelha vírgula”. Normalmente comete-se esse erro quando os pelos no canto interno crescem para cima e o restante cresce para fora. Para minimizar e suavizar o ângulo, preencha o vão com sombra em pó dando mais volume à sobrancelha. Sobrancelha muito fina Um dos problemas que mais incomodam, pois não emoldura os olhos e envelhece o rosto, além de fazer o nariz parecer maior e deixar os olhos muito separados. “Na maioria das vezes a sobrancelha afina porque as pessoas tiram os fios de forma aleatória, sem ter certeza de onde o arco deveria estar e desrespeitando o alinhamento natural. Ao tentar acertar, acabam removendo os pelos em excesso. É como a sobrancelha fosse se perdendo...”, explica Rosana. O mais recomendado é ir engrossando devagar o desenho com maquiagem ou pigmento até os fios crescerem novamente e a sobrancelha ganhar “corpo” para, posteriormente, ser definida da forma correta por um bom profissional. #Solução: Preencha e engrosse um pouco a sobrancelha que restou com uma sombra em pó de cor suave (marrom acinzentada). Aplique com um pincel chanfrado  imitando o sentido do crescimento dos pelos. Ou use henna, que tem um efeito mais duradoura que a maquiagem — uma semana — e é ótima para encorpar os fios acrescentando volume. O designer de sobrancelha é o especialista mais indicado para o trabalho, pois consegue imprimir um efeito natural. Após a limpeza da pele, a henna é aplicada nos pelos, seguindo o formato que desejar. O retoque deve ser feito a cada 10 ou 15 dias. Você pode tentar estimular o crescimento da sobrancelha massageando a região diariamente para o aumento da circulação sanguínea e nutrição dos fios. Um jeito de fácil de fazer isso é pentear os pelos com uma escovinha macia. Sobrancelha muito grossa Aqui o problema é mais simples de resolver, já que não há falhas. O melhor a fazer é procurar um designer de sobrancelhas para criar um formato harmônico com o rosto. #Solução: A sobrancelha pode ser delineada, e assim parecer menos grossa, com pinça ou depilação com linha (o método é mais preciso e menos dolorido). Como as sobrancelhas grossas são mais expressivas, cuidado na hora de depilar. Arranque os pelos alternadamente de cada lado para uniformizar uma sobrancelha com a outra.  Fios muito compridos, que aumentam ainda mais o volume da sobrancelha, podem ser aparados com uma tesoura específica — fio a fio. Sobrancelha curtinha Ela deixa o olhar triste e sem muita expressão. #Solução: Encontrar o design mais indicado para o rosto e defini-lo com maquiagem ou henna. Usar um sérum fortalecedor de sobrancelhas, à base de aminoácidos, peptídeos e queratina, que estimula o crescimento dos fios.   Sobrancelha com fios brancos Os brancos devem ser pigmentados com tinturas apropriadas para as sobrancelhas — a henna não cobre pelos que perderam a melanina. “Vale lembrar que o fio da sobrancelha é diferente do cabelo da cabeça, portanto é fundamental utilizar coloração específica para não causar alergias e irritações de pele nem provocar a queda das sobrancelhas”, alerta Rosana.  #Solução: Se a sua pele é clara, use uma tintura de sobrancelha castanho-médio. As morenas podem ficar com o castanho-escuro. O preto nunca é uma opção, pois deixa o resultado fake.   Sobrancelha rebelde Fios arrepiados ou ondulados comprometem o desenho correto da sobrancelha. O jeito é usar métodos que ajudem a domar e organizar esses pelos rebeldes. #Solução: Penteie os fios, alinhando-os no desenho. Se precisar, conte com um pouquinho de gel fixador para mantê-los no lugar. Corte-os fios que ficarem fora do alinhamento com uma tesoura específica. Para manter os pelos no lugar, use diariamente um gel de sobrancelhas, aplicando-o com uma escovinha de rímel. Passar um sérum hidratante todos os dias, de manhã e à noite, amacia os fios rebeldes e ajuda a mantê-los sob controle.   Um design perfeito para cada rosto     As sobrancelhas não muito arqueadas são neutras e combinam com todos os formatos de rosto. Mas quem procura um design perfeito, que dê harmonia ao visual, pode seguir estas dicas... Rosto redondo: para que ele fique mais alongado, desenhe uma sobrancelha levemente arqueada. Evite sobrancelhas finas e arredondadas para não correr o risco de ficar com o contorno ainda mais arredondado. Rosto quadrado: definir um arco na sobrancelha é fundamental para desviar o olhar da mandíbula angulosa. Rosto triângulo invertido: esse formato combina com sobrancelhas levemente arredondadas para que ele pareça menos amplo na parte superior da cabeça. Quanto mais arqueadas forem as sobrancelhas, mais pontudo fica o rosto na parte de baixo. Rosto oval: harmoniza com vários desenhos de sobrancelhas. Aposte nas arqueadas (sem exageros) para levantar o olhar. Rosto longo: a dica é escolher o design reto, pois o arco dá a impressão de rosto ainda mais alongado.     Como definir as sobrancelhas e preenchê-las com maquiagem   1.Penteie as sobrancelhas para alinhar os fios. 2.Pegue um palito de unha e apoie-o na lateral do nariz verticalmente. O ponto em que ele passa rente à sobrancelha é onde ela deve ter início. Caso sua sobrancelha seja mais curta do que o ponto em que o lápis está, você deve preenchê-la com lápis ou sombra. 3.Agora, com o palito ainda apoiado na lateral do nariz, leve-o em direção ao meio da sobrancelha. Ele deve cruzar o canto externo da pupila. Esse é o ponto em que a sobrancelha deve se curvar ou formar um arco. 4.Desloque o palito em direção à ponta externa da sobrancelha. O ponto em que ele tocar o osso da sobrancelha é onde ela deve terminar. Caso sua sobrancelha não alcance o palito, você deve preenchê-la, assim como fez no canto interno. Se ela ultrapassar, basta tirar os pelos excedentes. 5.Penteie os fios para cima e, caso tenha algum muito comprido, desalinhando o design, apare-o cuidadosamente com uma tesoura específica. 6. Com um lápis cor universal ou sombra em pó marrom acinzentado, preencha as falhas tendo em mente esses pontos. Respeite o sentido de crescimento dos fios na hora de simular os pelinhos. 7.Esfume o desenho com uma escovinha, passando-a sobre os pelos no sentido horizontal, de baixo para cima. 8.Ilumine a pálpebra superior, rente à sobrancelha, do centro ao canto externo, com um pó iluminador. Isso ajuda a destacar o arco.    
> Leia mais
3 Motivos Para Investir no Mercado de Extensão de Cílios
De acordo com as pesquisas do Euromonitor International, o Brasil é o quarto país com o maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a procura por cursos profissionalizantes nesta área tem aumentado consideravelmente. Um dos mais procurados, com certeza, é o curso de extensão de cílios. Na verdade, desde 2018 os profissionais da área vêm observando o aumento de interesse por parte das mulheres que querem ter cílios volumosos e compridos. Confira no artigo porque é uma boa investir no curso profissionalizante!  Por que fazer um curso de extensão de cílios? Confira 3 motivos Pensando em fazer um curso de extensão de cílios, mas ainda faltam motivos concretos para você realizar a matrícula? Confira três motivos para fazê-lo no Instituto Embelleze: Aprendizagem na prática Um dos grandes diferenciais de ser certificado em extensão de cílios é a certeza de que o profissional estudou e sabe o que faz. No cursoDesigner de Cílios do Instituto Embelleze, por exemplo, o aluno já sai do curso com a técnica e a prática ensinadas, isso porque durante as aulas ele aprenderá: • Aplicação e manutenção dos fios;• Proporções e mapping;• Estrutura e preparação da técnica fio a fio;• Biossegurança;• Cuidados pós-tratamento;• E muito mais! Profissão rentável A profissão é extremamente rentável e os campos de atuação variados. Saindo do curso Designer de Cílios, oaluno está capacitado até mesmo para abrir seu próprio negócio e conquistar cada vez mais clientes.  Certificação reconhecida A certificação Instituto Embelleze é reconhecida nacionalmente e é adquirida ao final do curso, depois que o aluno aprende e mostra capacitação para seguir na profissão. Nas nossas unidades, a idade mínima para realizar o curso é de 15 anos, sendo obrigatória a autorização dos responsáveis.  Gostou? Seja um especialista na beleza do olhar, matricule-se em uma unidade Instituto Embelleze e aprenda a técnica mais bombada do momento: extensão de cílios!
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados