Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Foto: Shutterstock

7 erros que você não deve cometer para fidelizar clientes

A gente sabe que conquistar de vez os clientes não é nada fácil. Mas para ajudar na árdua tarefa de buscar a fidelidade, veja o que você deve evitar (e fazer) nos negócios

Manter um freguês fiel hoje em dia é um desafio, não só nos grandes centros urbanos como nas pequenas cidades do interior. Ao contrário do que muitos imaginam, um luminoso na fachada ou o anúncio de um profissional de prestígio recém-chegado ao time não são suficientes para fixar a imagem do salão na memória das pessoas. É preciso ir muito além... A fidelização não depende só do campo de sonho que você cria para mantê-lo em seus domínios, mas também da habilidade do concorrente em incentivá-lo a pula a cerca, a fim de conferir as novidades. O verdadeiro marketing se faz de fora para dentro da empresa. Erra quem pensa que tem o consumidor nas mãos apenas por guardar uma ficha completa com os seus dados.

Mais do que telefone e endereço, é importante conhecer os hábitos de cada cliente e o que mais o motiva. O processo é semelhante a um namoro: você precisa saber claramente se quer ficar com a pessoa por um fim de semana ou namorá-la de verdade. E para conservar a sua carteira de clientes, comece investindo em três ações básicas:

Adotar uma estratégia de comunicação afinada, que inclui de telefones personalizados a e-mail marketing (mala direta encaminhada pelo correio eletrônico).

Dar visibilidade aos atributos que deseja consolidar — profissionais altamente capacitados, ambiente confortável e aparelhos de última geração, por exemplo.

Associar os seus serviços a características realmente essenciais. O que isso quer dizer? Investir em treinamento (da recepcionista ao gerente); utilizar produtos de qualidade e contar com mão de obra especializada. Afinal, de nada adianta usar o melhor item se quem aplica a técnica deixa a desejar.

gestão de salão de beleza

7 PECADOS CAPITAIS

Você não quer ver dinheiro escorrendo pelo ralo sem gerar resultados, certo? Então confira o que deve evitar na hora de planejar e por em prática suas estratégias de fidelização:

1-Nada de atendimento massificado. Ninguém quer ser mais um. Quanto mais personalizado, melhor.

2-Ignorar o que o cliente gosta ou costuma fazer pode ser um erro fatal.

3-Deixar a franqueza de lado é um engano. Por exemplo, dizer que o corte desejado pela pessoa vai ficar excelente, quando não combina com os traços dela.

4- Manter funcionários destreinados, que não sabem se comunicar corretamente e com visual inadequado, afugenta a clientela.

5-Não pensar no amanhã e receber o cliente como se fosse a sua primeira e última vez significa dar um tiro no pé.

6-Oferecer sempre os mesmos serviços e promoções não é atraente. É essencial variar o cardápio.

7-Perder de vista as atividades dos seus concorrentes. Não dá para ignorar o salão ao lado, porque o cliente sabe exatamente onde ele está.

gestão de salão de beleza

7 TÁTICAS CERTEIRAS

Quando uma pessoa tem uma experiência boa de consumo, ela pode espalhar para muitas outras e atrair mais clientes para o seu negócio. Mas o contrário também acontece, e muitos profissionais podem ser prejudicados pelo boca-a-boca. Então, comece a colocar em prática essas dicas agora mesmo!

1 –Crie uma identidade para o seu negócio: assim o seu salão não será confundido com o do concorrente da esquina. O trabalho envolve desde a escolha do nome do estabelecimento, o desenvolvimento do logotipo, a criação do cartão de visita até a apresentação nos canais de divulgação (site, redes sociais, panfletos, anúncios). Mas lembre-se: de nada adianta um visual bem alinhado se o conteúdo não corresponde.

2- Estude o seu público: qual a faixa etária das pessoas que procuram seu salão? Como elas se comportam, quais são seus gostos e preferências? Quais os hábitos de consumo desse público? Qual o comportamento de compra desses clientes? Quanto se dispõem a investir em serviços de salão de beleza? Quais serviços mais consomem? Essas são perguntas básicas às quais você deve responder para definir a persona do seu negócio.

3-Entenda o cliente infiel: há um tipo de cliente que encara a infidelidade como um valor, seja por fantasiar a fidelidade como dependência, seja por ser inconstante e viver disposto a variar, seja por ser desconfiado de tudo e querer sempre testar um novo endereço para confirmar se está perdendo ou não alguma coisa. A ordem é “não ignore esse perfil”. A grande sacada é trabalhar para atrai-lo e tentar convencê-lo de frequentar seu salão é melhor do que ir ao vizinho. Uma dica é fisgá-lo primeiro com vantagens de ocasião, enviando por e-mail, telefonema ou whatsapp descontos em datas especiais. Em seguida, adotar as táticas mais apropriadas para fidelizá-lo.

4- Faça o seu cliente se sentir importante: esse é o momento do encontro e da empatia. Chame seu cliente pelo nome, dedique contato visual, permita que se sinta confortável. Tenha também um cadastro com os dados pessoais de cada pessoa, como a data de aniversário. Na sala de espera, um sofá confortável, uma música ambiente com uma playlist de qualidade, serviços como café, chá e água sempre disponíveis à clientela, Wi-Fi gratuito e outros itens de conforto e comunidade. É claro que tudo depende do seu orçamento, mas pense que atitudes simples podem gerar um bom retorno a longo prazo. Use a criatividade para agradar.

5-Ofereça uma experiência marcante: transforme seu salão em um lugar exclusivo. Cadeiras confortáveis, acessórios higienizados, organizados e em boas condições, estrutura limpa, profissionais uniformizados, espaço para espera, decoração moderna… tudo isso ajuda a melhorar a experiência do cliente desde o momento da sua chegada até a saída. Porém, não é só a estética que agrada, o comportamento dos profissionais conta muito para deixar aquela primeira boa impressão.

  • Receba seu cliente na porta dando as boas-vindas com gentileza, sempre perguntando como ele está antes de iniciar uma conversa.
  • O sorriso é essencial para transmitir confiança e simpatia.
  • Sempre que possível, não deixe seu cliente esperando. Se tiver qualquer imprevisto, comunique imediatamente a previsão para atendimento e desculpe-se pelo ocorrido.
  • Observe o perfil do cliente para saber se ele está aberto a conversas ou se prefere um tratamento mais cordial. O silêncio também significa respeito!
  • Sempre pergunte o que a pessoa deseja antes de iniciar o serviço. Questione como prefere o corte, por exemplo, se tem referências ou se deseja uma nova sugestão.
  • Evite termos técnicos, a melhor linguagem é aquela que o cliente entende. É preciso dar exemplos para que ele compreenda como determinado procedimento funciona.
  • Fale sempre a verdade! Não omita valores dos serviços ou indique técnicas que não são adequadas ao cabelo, unhas, barba ou pele do cliente. Vender serviços pode parecer lucrativo na hora, mas passa a ser um prejuízo quando o cliente decide não voltar ao seu estabelecimento.
  • Por último, trate muito bem seus funcionários, ofereça treinamentos e a assistência necessária. Quando as pessoas são bem tratadas, elas ficam mais dispostas para transmitir ao próximo o mesmo tratamento que recebem.

6 -Abra um canal de comunicação: é importante ouvir o feedback de cada cliente sobre os seus serviços e o seu estabelecimento. Você sempre deve perguntar a opinião dos frequentadores. Observe se o cliente parece se sentir melhor e mais realizado na hora de ir embora do que quando entrou no salão. Analise o nível de satisfação. Você também pode observar as reações por meio de canais de comunicação, como em sua Fan Page do Facebook, e-mail exclusivo, ou a velha caixinha de elogios e reclamações.

7 - Mostre-se antenado: você, profissional, deve estar sempre atualizado às tendências da área da beleza. Nada de ficar “empacado” e de trabalhar apenas com o trivial. Estude sempre, atualize-se e ofereça no salão serviços diferenciados. Sabe aquela nova técnica de mechas de cabelo que está em alta na estação? E aquela texturização no corte mais bombado do momento? Ou aquela unha artística da atriz da novela?  

Com essas dicas, você já consegue demonstrar ao seu cliente a importância que ele tem pra você!

Tags

empreendedorismo, profissional de beleza, mercado de trabalho, curso profissionalizante

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Tendências de make
Faltam apenas 3 meses para o início de um novo ano e as novas tendências na área da moda e da beleza já começam a dar as caras por aí! Quer ficar por dentro de todas as novidades na área de maquiagem? Vem conferir com a gente o que vai estar em alta para começar a aplicar já nas suas clientes. Afinal, o verão 2021 já está quase aqui! Delineado gráfico O delineado gráfico começou a surgir, ainda um pouco tímido, no fim de 2019 e em 2020 veio para ficar! Com a pandemia de coronavírus e a necessidade de distanciamento social, os maquiadores tiveram muito mais tempo para criações e com isso novas técnicas e artes começaram a surgir, como, além do delineado gráfico, o delineado flutuante e os fox eyes - tipo de maquiagem que deixa os olhos mais esticadinhos. Em 2021 a tendência segue em alta e vai ser explorada como nunca! As makes mais ousadas trazem cortes geométricos com delineados que extrapolam a pálpebra móvel. Cores e mais cores Com a chegada do verão, já sabemos que as cores quentes vêm por aí, não é mesmo? Mas, nessa temporada, além dos tons vibrantes, os tons clarinhos e pasteis também seguem em alta. Bege, marrom e dourado serão explorados como nunca na paleta de nudes. Para fortificar as cores, você pode apostar na técnica de cut crease, que consiste em fazer um corte em cima dos tons já utilizados na pálpebra com uma base cremosa branca ou da cor da sombra que irá aplicar por cima – assim, você garante uma pigmentação muito mais vibrante. A proposta é se arriscar e transformar makes coloridas em usáveis para qualquer horário e ocasião! Pele limpa e iluminada O excesso de produtos já era! O verão 2021 chega pedindo por mais naturalidade e coberturas de pele que vão do leve ao médio. Além disso, o acabamento iluminado e hidratante vem com tudo. Os primers, que antes serviam para matificar a pele, hoje estão presentes em versões iluminadoras e que preenchem poros, para aquela sensação de pele perfeita e natural!  Se sua cliente tem pele oleosa, uma dica para apostar no acabamento luminoso é equilibrar a oleosidade da pele e usá-la a favor da make para iluminar o rosto. Apostando em bases de acabamento acetinado e hidratantes em gel que não deixem a textura da pele matificada. Já se a sua ideia for fazer uma pele com cobertura alta, lembre-se de procurar o produto certo em vez de exagerar na quantidade. Boca esfumada Depois da febre dos lip tints, vem aí a boca esfumada. A técnica consiste em aplicar batons rosados ou avermelhados com um pincel para o rosto, sem muita precisão, até escapando um pouco dos limites dos lábios, dando aquela corzinha de saúde. Sobrancelhas para cima Em alta desde os meados de 2019, as chamadas fluffy brows ou fios wild continuam conquistando o olhar das celebridades e tudo indica que vieram para ficar! Para garantir esse look, aposte nas máscaras de sobrancelhas, que preenchem ao mesmo tempo em que fixam os fios no lugar certo. Penteie os pelinhos da sobrancelha para cima com o aplicador e pronto! Eai, gostou das tendências? Com o nosso curso de Maquiador Profissional Essencial você se torna apto a aplicar essas e outras técnicas em suas clientes. Se você já é um maquiador profissional e domina as técnicas básicas do universo da maquiagem, o curso de Maquiagem Avançada Expert foi feito especialmente para você que deseja aprimorar seus conhecimentos, com aulas sobre as mais elaboradas técnicas de maquiagem social e caracterização. Não perca tempo e venha se profissionalizar!  
> Leia mais
Design de sobrancelhas: conheça a história
Assim como em todos os outros quesitos de beleza, as sobrancelhas também seguem um padrão da moda, que como sabemos, pode mudar a qualquer hora – reciclando fashionismos do passado e trazendo novas tendências. O universo das sobrancelhas já passou por muitas mudanças no que diz respeito ao que foi e é considerado bonito. Confira mais sobre a história do design de sobrancelhas! Anos 1920 – Sobrancelhas finas, arqueadas e longas Nos anos 20 a agitada vida cultural incluía passeios ao teatro e exposições que exigiam grandes produções para quem frequentava esses espaços. Na época, marcada por muita classe e charme, a moda eram as sobrancelhas super finas, longas e arqueadas, que garantiam um look afeminado, delicado e ao mesmo tempo cheio de expressão - tudo pensado para combinar com as makes marcantes da época. Anos 1940 – Sobrancelhas super arqueadas Em 1940 o design das sobrancelhas engrossa ligeiramente, tornando-as o ponto de atenção da maquiagem. Os pelos iniciam mais cheios e vão afinando na parte final das sobrancelhas que seguem super arqueadas, levantando o olhar e carregando a expressão. Neste período, as maquiagens tornam-se mais básicas. Anos 1950 – Sobrancelhas mais grossas e arqueadas Nos anos 50 vemos as sobrancelhas engrossarem mais um pouco, seguindo arqueadas e mais pontudas, como um acento circunflexo. A atriz Audrey Hepburn ostentava as sobrancelhas símbolo da moda neste período, assim como Marilyn Monroe. As duas utilizavam lápis na região para corrigir as falhas e garantir o look perfeito, cada uma com a cor que se aproximava mais do tom de suas madeixas. Anos 1960 – Sobrancelhas finas Nos anos 60 a moda volta um pouco no tempo e as sobrancelhas finas ressurgem. O look olhos tudo e boca nada fica super em alta, contando com a aplicação de cílios postiços na parte de cima e inferior dos olhos. Nesta época as sobrancelhas deixam de ser totalmente pontudas e ganham um ar mais arredondado, trazendo um pouco mais de naturalidade para a expressão. Anos 1970 – Sobrancelhas finas e arredondadas As sobrancelhas finas seguem em alta, mas vão ganhando cada vez mais naturalidade. Primeiro, com o formato mais arredondado e depois sem serem tão alongadas assim. Nas makes, as sobrancelhas perdem o destaque e já não são mais fortemente preenchidas, as falhas são exibidas sem problemas. Anos 1980 – Sobrancelhas naturais A partir de 1980 as sobrancelhas conquistam seu espaço e estampam rostos da forma como vieram ao mundo: o mais natural possível! Na época, a aposta era não retirar nem mesmo aqueles pelos que nasciam entre as sobrancelhas ou fora de seu desenho. A proposta não era mantê-las penteadas, e sim bem bagunçadas e em seu tom natural – inclusive para quem tinha cabelos tingidos. Ícones como Madonna apostaram fortemente no look! Anos 1990 – Sobrancelhas sem preenchimento Nos adorados anos 90 Kate Moss e Angelina Jolie quebram o movimento das sobrancelhas naturais e trazem à tona o foco nos lábios. Com o look boca tudo e olhos nada, as sobrancelhas voltam a ser fininhas e sem preenchimento, apenas servindo para dar delicadeza e suavidade ao contorno do rosto. Anos 2000 – Sobrancelhas arqueadas, finas e delicadas Os anos 2000 foram marcados pela make clean, ou seja, aquela maquiagem para parecer que não está maquiada! Gloss, máscara de cílios incolor e um pouquinho de blush para dar aquele ar de saúde - essa era a tendência. Acompanhando a moda, as sobrancelhas seguiam finas e delicadas, mas dessa vez mais marcantes e arqueadas Anos 2010 – Preenchimento com Henna e harmonização das sobrancelhas A época das sobrancelhas super bem feitas e valorizadas, sem nenhum pelinho para fora do desenho! Essa era a moda em 2010. As sobrancelhas ganharam muito destaque e os cursos e técnicas para o design de sobrancelhas começaram a surgir, afinal, os procedimentos passaram a ser cada vez mais requisitados. E, para poder oferecer o desenho perfeito, preenchimento com henna e harmonização das sobrancelhas com a face, passou a ser essencial se profissionalizar. Hoje – Sobrancelhas cheias e naturais Hoje em dia as sobrancelhas ainda carregam muita importância no visual. Mulheres e homens passaram a ter o costume de arrumá-las, mas isso já não é mais sinônimo de mantê-las 100% aparadas. O trend atual são as sobrancelhas wild - super cheias e com aquele ar de natural, com os fios penteados para cima e as vezes bem bagunçadinhas. Novas técnicas continuam surgindo para garantir o look do momento. A gente aposta que você não sabia quanta história tinha por trás delas, não é mesmo? Mas desde sempre, o que importa de verdade é se sentir bem com sua aparência independente de seguir as tendências ou não. O bom Designer de Sobrancelhas consegue adaptar os pelos e formato do rosto, mantendo as proporções para trazer um resultado incrível! Quer aprender com quem mais conhece do assunto? Vem saber tudo sobre o nosso curso de Designer de Sobrancelhas e se matricule para se tornar um profissional completo.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados