Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Tendências

Biossegurança na maquiagem

Fique por dentro de todas as medidas de segurança para o setor

O que é biossegurança?

Certamente é essa pergunta que você está fazendo agora, caso ainda não tenha ouvido falar deste termo.

Hoje vamos explicar o conceito e mostrar por que os maquiadores profissionais devem estar atentos a essas práticas no dia a dia de trabalho.

Os maquiadores profissionais atuam em sua rotina de trabalho aplicando diversas técnicas que podem variar de acordo com cada categoria de maquiagem, entre elas: maquiagem social, artística e de caracterização.

Para chegar ao resultado final, são usados produtos e materiais específicos, além de contar com uma estrutura física (ambiente) especial, entre outros fatores. Por isso, é nesse cenário que as práticas da biossegurança devem ser aplicadas para evitar riscos de contaminações.

Para te auxiliar, reunimos algumas dicas para você replicar em sua rotina e seguir todos os cuidados necessários para um atendimento seguro, tanto para você (como profissional) como para suas clientes.

Confira a seguir:

1.       Lave as mãos antes de qualquer procedimento. Não use a luva sem a lavagem das mãos. O ideal é realizar essa higienização com água e sabão, ou então, álcool 70%.

2.       Não assopre o pincel, pois milhares de gotículas de saliva vão contaminá-lo e se fixar no rosto das suas clientes.

3.       Utilize apenas algodões descartáveis.

4.       Não misture os produtos!

5.       A máscara de cílios deve ser de uso individual. Invista em aplicadores descartáveis para maior segurança.

6.       Cílios postiços devem ser higienizados corretamente antes da aplicação para não proliferar micro-organismos que podem causar alergias e danos aos olhos.

7.       Para o batom, usar apenas aplicadores descartáveis.

8.       Quanto ao lápis de boca, o ideal é usar o lápis próprio da cliente.

Você deve sempre usar luvas, máscara e touca de proteção durante todos os atendimentos. Além disso, os produtos devem ficar em sua embalagem original, com rótulo e validade para evitar problemas com possíveis alergias das clientes.

É importante sempre estar atento a todos esses cuidados e oferecer um serviço seguro e higiênico para todas as suas clientes!

Quer saber mais? Então matricule-se em nosso curso de Biossegurança e fique por dentro de todas as técnicas para manutenção e manuseio de equipamentos no seu dia a dia profissional.

Tags

biossegurança, maquiagem, cuidados, materiais, rotina, lavagem de mãos, pincel de maquiagem, produtos, higiene, segurança.

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Micropigmentação: a técnica que conquistou blogueiras e famosas
Preencher falhas nas sobrancelhas e delinear os lábios são as técnicas mais famosas da micropigmentação. O procedimento chegou para ficar e já conquistou personalidades do mundo todo. Vem conhecer algumas curiosidades sobre a área! Quem pode fazer micropigmentação? Não há restrições de tonalidade de pele para realizar a micropigmentação. Entretanto, pessoas que possuem doenças específicas na derme, como vitiligo, não podem realizar o procedimento. Quanto custa o procedimento? A micropigmentação tem se tornado cada mais comum no país. Os preços variam de acordo com cada estado, o que podem variar entre R$ 700 a R$ 3.000. Além disso, é preciso estar atento ao histórico profissional da pessoa que irá fazer o procedimento, pois todo cuidado é pouco! Como me tornar uma especialista em Micropigmentação? Buscar um curso de confiança é o primeiro passo para você que deseja se tornar um(a) especialista em micropigmentação. Isso porque você entrará em contato com a derme dos pacientes, como uma tatuagem, e qualquer erro pode ocasionar em sérias infecções. O Instituto Embelleze oferece o Curso de Micropigmentação. Acesse https://www.institutoembelleze.com/ encontre a unidade mais próxima de você.
> Leia mais
Conheça a tendência que virou febre entre as famosas: mecha frontal
A mecha frontal fez muito sucesso e ditou moda nos anos 90. E agora, a tendência está voltando com força, cheia de cores e ideias inovadoras, pois afinal, no mundo da beleza as tendências são cíclicas e as referências estéticas costumar ressurgir de tempo em tempo. A faixa loira intensa retorna como uma proposta relativamente fácil de aderir, ousada e cheia de personalidade. Primeiramente, os produtos de cabelo disponíveis hoje em dia e as técnicas de descoloração, que foram se aperfeiçoando nesse meio tempo, permitem um estilo de mecha frontal mais platinada e com um aspecto mais profissional. Além disso, com os fios nessa tonalidade, fica bem mais fácil investir em customizações com cores fantasia como o azul, rosa ou verde. Sendo assim, se a cliente enjoou de um tom, pode partir para outro sem grandes esforços. Afinal, são mechas pequenas, o que poupa bastante tempo e trabalho. A mecha frontal é perfeita para quem busca um estilo de cabelo cheio de atitude e gosta de experimentar tendências capilares diferentes. Mas atenção, antes de você aplicar a tendência em suas clientes é necessário fazer uma avaliação e um teste de mecha, mesmo com estes cuidados, é preciso dar uma atenção maior às madeixas depois de descoloridas. Isso porque a química da tintura pode danificar os fios caso não seja tomado os cuidados adequados. O cabelo com mechas é lindo e cheio de estilo, mas é importante previnir o ressecamento dos fios e mantê-los sedosos. Para isso, confira nosso blogpost sobre cronograma capilar e proporcione um tratamento completo às madeixas de suas clientes. Partiu ficar por dentro de todas as tendências do mundo dos cabelos? Matricule-se em nosso curso de Cabeleireiro Profissional e saiba tudo sobre tratamentos, colorações, cortes e muito mais.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados