Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Tendências

Fotos: Shutterstock

Delineado gatinho em 5 lições

O traço de contorno que esteve em alta no verão continua no outono-inverno 2019, marcando os olhos com cores e também no clássico preto. Aula prática para quem quer dominar de vez o pincel e não borrar mais

A sensação nas semanas de moda outono-inverno de Paris foi o make colorido nos olhos das modelos. O diretor de criação e imagem da linha de maquiagem Dior, Peter Philips, foi um dos responsáveis pela tendência. Ele trabalhou com delineador rosa, amarelo, vermelho, verde e azul nas pálpebras superior e inferior, bem rente aos cílios.

No fashion week de Milão, a maquiadora Pat McGrath também causou frisson para a grife Prada, criando um traço gráfico e ousado, valorizado por pontos de brilho. A ideia é deixar o visual alegre nos dias mais cinzentos da próxima temporada.

Além dos grafismos e dos traços que se limitam ao contorno nos olhos, o delineado gatinho também é uma opção. O desenho foi popularizado nas décadas de 50 e 60 por divas do cinema americano, como Audrey Hepburn, Sophia Loren e Brigitte Bardot, e eternizado pela moda. De tempos em tempos ele é exaltado como tendência, o que está acontecendo agora.

Se você ainda não domina a técnica do gatinho e tem dúvida sobre o tipo de delineador ideal, aprenda estas lições e veja como desenhar passo a passo!

tendência delineador delineador tendência

tendência delineador gráfico

 

LIÇÃO 1 - ESCOLHA O DELINEADOR

tipos de delineador

Caneta: ainda não tem prática e está na fase iniciante do delineado? Invista num delineador-caneta. Ele tem um formato que dá firmeza na hora de manuseá-lo, o que é essencial para desenhar o gatinho. A ponta é fininha e mais durinha, na medida certa para o delicado contorno, e a tinta já sai diretamente por ela. Truque: na hora de usar a caneta, deite-a paralelamente à pálpebra, na posição horizontal, quase encostando-a na pele. Isso facilita a aplicação e evita que o delineado fique tremido. Você pode ir “carimbando” a pálpebra com a lateral da caneta, formando o traço, em vez de desenhar a linha com a ponta.

Líquido: é o tipo mais difícil para quem está começando, pois demora um pouco para secar, aumentando o risco de borrar. Além disso, exige maior precisão no manuseio. O pincel aplicador é fininho e resulta em uma forte intensidade de cor.

Gel ou creme: ele vem em pote, como se fosse uma sombra cremosa, e necessita de um pincel de maquiagem específico para ser aplicado — pequeno e chanfrado, sendo o corte diagonal na ponta; também pode ser usado um pincel fino para acabamentos. O delineador gel ou creme é fácil de ser aplicado, mas requer prática. Uma dica: se você achar que o tom está fraco, reforce o traço e intensifique a cor com o delineador líquido.

Sombra: a sombra em pó misturada com um pouco de água ganha densidade e cor intensa, fazendo as vezes de delineador. Precisa ser aplicada com pincel fino cortado na diagonal. Não é difícil traçar com a sombra, mas requer treino e habilidade. É um recurso muito usado por maquiadores profissionais.

 

LIÇÃO 2 - SEJA PACIENTE

Está apressada? Então nem tente fazer o delineado. Especialmente no início é preciso ter tempo, paciência e disposição. E não invente muita história na hora de desenhar: faça o bom e velho gatinho ou imite o amendoado, criando um traço mais fino no canto interno e mais espesso no externo do olho (como fez Peter Philips para Dior).

Detalhe: nunca faça o traço de uma só vez. O ideal é começar o delineado pelo meio da pálpebra até o cantinho externo. Depois volte ao meio e siga para o canto interno.

 

LIÇÃO 3 - TENHA A MÃO FIRME

aplicando delineador

É essencial ter firmeza na mão ao usar o delineador — de qualquer textura ou tipo. Não dá para tremer! O ideal é você escolher uma posição confortável para a maquiagem, procurando se sentar e apoiar os cotovelos numa superfície. Ajuste-se também em relação ao espelho: se ele estiver de frente para você, puxe levemente a pele do canto do olho para mantê-lo fechado e, assim, enxergar o que está fazendo. O espelho colocado na altura do seu queixo ajuda a enxergar melhor o trabalho, pois ao olhar para baixo a pálpebra se fecha naturalmente, mas não totalmente.

LIÇÃO 4 - TREINE, TREINE, TREINE

A melhor maneira de aprender a usar o delineador sem medo (e sem erro) é praticando a aplicação — e muito! Não se iluda, porque não dá pra sair delineando de primeira apenas lendo sobre o assunto ou assistindo a tutoriais. Tem que por a mão na massa! Existem vários truques pra você usar enquanto estiver treinando e, dessa forma, ir adquirindo experiência para o delineado perfeito. Veja só:

  • Corte um pedaço pequeno de fita adesiva (2 a 3 cm) e retire um pouco a cola grudando-a uma ou duas vezes no dorso da sua mão (para não machucar a pele fina da região do olho. Agora, com a fita na diagonal, apoie uma ponta dela logo abaixo dos cílios inferiores, tomando cuidado para livrar os pelos, e alinhe a outra ponta com o final da sua sobrancelha. Assim, você forma um ângulo perfeito para o traço gatinho, que tem uma linha alongada no final.

truque para aplicar delineador

  • Em vez de aplicar o delineador num traço contínuo, passe-o fazendo pequenos tracinhos e sem colocar força no aplicador. Você também pode fazer alguns pontinhos em toda a extensão do desenho e depois vir com o pincel apenas ligando esses pontos. Você pode também fazer primeiro o traço com um lápis e depois passar o delineador por cima.
  • Nunca puxe o canto externo da pálpebra com o dedo quando for fazer o traço inicial do delineador, pois você perde o formato do olho e a noção do desenho.

LIÇÃO 5- APRENDA A FAZER O DELINEADO GATINHO

como fazer o delineado gatinho

  • O segredo é começar o delineado pelo centro da pálpebra, aplicando o produto com o pincel deitado até o final do contorno externo do olho (se você estiver usando a fita adesiva, o traço deve terminar nela). Esse traço inicial é fino, engrosse-o aplicando uma segunda camada de delineador.
  • Em seguida, usando a ponta do pincel, contorne o restante da pálpebra, do canto interno para o centro, uniformizando o traço em toda a pálpebra. Mas essa linha interna deve ser fininha, pois no delineado gatinho o traço começa fino no canto interno e termina mais grosso no externo.
  • Agora faça o risco que vai definir o gatinho. Marque-o no canto externo do olho em direção à sobrancelha. O tamanho desse traço não é muito longo nem muito curto. Se você estiver usando a fita adesiva, basta aplicar rente a ela.
  • Junte o início do gatinho com o final do delineado de contorno, aplicando o pincel de fora para dentro.
  • Enquanto estiver aplicando o delineador, dê sempre uma olhada no resultado para ir uniformizando o traço.
  • O segredo para o delineado sair perfeito é ter mão leve. É preferível você adicionar camadas de produto aos poucos em vez de ter de tirá-las depois.

 

 DICAS DE PROFISSIONAL

  • Se os seus olhos são pequenos, não delineie o olho inteiro, pois isso deixa a aparência ainda menor.
  • Você pode passar delineador colorido sobre a pálpebra com sombra. Ele proporciona ainda mais vida aos pigmentos brilhantes.
  • Se fizer um delineado expressivo rente aos cílios superiores, deixe a parte de baixo sem nada para não dar a impressão de olhos caídos.
  • O delineador é sempre aplico depois da sombra e antes da máscara para cílios.

Que tal se tornar uma expert em maquiagem e dominar esta e muitas outras técnicas? Invista no curso profissionalizante do Instituto Embelleze e prepare-se depois para colher os frutos do sucesso!

 

Tags

delineador, tendência, maquiador profissional, maquiagem, delineado gatinho

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Transforme o make do dia em look noite
Sombras com cores quentes e batom vermelho estão entre as principais tendências de maquiagem desta temporada. Os olhos serão bem marcados e podem ser esfumados em tons de rosa, amarelo, laranja, marrom, vermelho e vinho — metalizados ou matte. Os lábios vão ganhar destaque com o vermelho aberto e glamouroso, especialmente para a noite. Durante o dia, uma cor leve de hidratante basta. Para aprender a usar combinações que dão certo, a youtuber Caroline Navarrete (@carolinenavarrete/ @carolnavarretemakeup) dá uma aula no passo a passo e no vídeo tutorial a seguir. Confira com ela como é fácil transformar uma maquiagem feita para o dia para compor um look noturno lindo. PASSO A PASSO MAKE DIA 1 Com a pele já preparada (base, corretivo, pó, blush), inicie a aplicação de sombra nos olhos. Aplique uma tonalidade amarelo mostarda, que está muito em alta, no côncavo para dar profundidade.     2 Usando um pincel limpo, esfume bem a sombra para a cor ficar discreta.     3 Alongue e dê volume aos cílios com uma máscara preta. Faça movimento de ziguezague com o pincel, da raiz até as pontas dos fios.     4 Ilumine o canto interno do olho com uma sombra perolada.     5 Nos lábios, em vez de batom, use um hidratante labial com cor (amora ou cereja).     PASSO A PASSO MAKE NOITE 1 Agora, para ganhar um olhar noturno, apenas acrescente à pálpebra uma sobra marrom-escuro. Aplique no canto externo do olho e depois esfume bem para eliminar a marcação da sombra.     2 Deposite uma sombra vermelha no meio da pálpebra, tomando cuidado para não cobrir o ponto de luz que já foi feito anteriormente no make para o dia. Com um pincel limpo, esfume-a para que se unifique com a marrom. Em seguida, espalhe na pálpebra inferior, rente à raiz dos cílios, a sombra na cor amarelo mostarda. Ainda na parte inferior, aplique a sombra marrom-escuro somente no canto externo. Dê mais uma demão de máscara de cílios para valorizar o olhar.     3 Finalize a maquiagem com batom vermelho, que está super na moda.   Gostou da sugestão da Carol Navarrete? Aprenda a se maquiar como uma profissional no curso de maquiagem do Instituto Embelleze. A profissão está mega valorizada no mercado de trabalho: você pode atuar em salão de beleza, em atendimento em domicílio, em publicidade e até televisão. Ah, aliás, depois, você também pode se especializar em maquiagem artística para trabalhar com caracterização — não é o máximo! O Instituto Embelleze já disponibiliza o curso dessa profissão que está bombando!    
> Leia mais
6 truques para apostar nas sobrancelhas naturais
Modelos e celebridades estão apostando no novo visual. Prova disso é que no último São Paulo Fashion Week, em abril deste ano, as sobrancelhas naturais, com um estilo mais livre, marcaram presença nas passarelas – nos desfiles da A. Niemeyer, Lenny Niemeyer, Osklen e Beira. Assim como na edição anterior do evento (outubro de 2018), em que o desenho menos perfeitinho também roubou a cena em alguns desfiles. De onde vem a febre das sobrancelhas naturais Acredite, o estilo que está derrubando padrões hoje em dia já foi moda nos anos 1980, quando a atriz Malu Mader ostentou “as sobrancelhas naturais”, como it girl da época, com seus personagens marcantes e polêmicos e uma beleza igualmente natural, sem filtro. “A tendência voltou com tudo em 2019, ano-ícone do estilo, em que o mundo inteiro só fala no valor e empoderamento da liberdade da mulher”, esclarece Gisele Nunes, instrutora dos cursos de Designer de Sobrancelhas e Depilação do Instituto Embelleze Centro, de São José dos Campos (SP). De fato, se analisarmos por esse prisma, uma coisa tem relação direta com a outra. É mesmo libertador poder ser o que quiser, soltar as amarras de padrões e dar voz ao instinto e à espontaneidade, sem se submeter a imposições sociais que ditam “isso é bonito, aquilo é feio”. Por mais diferente que o conceito “sobrancelhas naturais” possa parecer para algumas pessoas, os experts de moda e beleza garantem: essa febre vem para combinar com outras tendências minimalistas que estão bombando, como o make-no-make, o no filter, o “bonito é ser você” e todos os outros que seguem essa linha, cuja bandeira é não se submeter aos padrões. Veja agora como criar (e manter!) esse efeito natural com muito estilo. 1º Truque – Deixe os fios crescerem Bem diferente dos arcos perfeitos, preenchidos e superdesenhados, a ideia da sobrancelha messy é simples: desalinhar o visual. De acordo com Gisele Nunes, do Instituto Embelleze, para deixar o look rústico, o primeiro passo é manter a pinça bem guardada por alguns meses, para que o visual fique o mais bagunçadinho possível. “Só assim a sobrancelha vai retomando seu formato original”, explica ela, destacando que essa é a dica mais básica para quem vai encarar a empreitada das fluffy brows. Em alguns casos, no entanto, nós sabemos que na prática é impossível aposentar a pinça de uma vez e existe a necessidade de se fazer a sobrancelha, ainda que discretamente. “A dica aqui é tirar apenas os excessos, tomando sempre o cuidado de não desenhar demais o look para manter as sobrancelhas mais volumosas e naturais, o que define o estilo messy”, ensina Gisele. 2º Truque - Não basta abandonar a pinça  Mesmo o estilo despojado e imperfeito requer certa produção para arrasar! Não é só deixar as sobrancelhas naturais, literalmente, com um ar selvagem e pelos longos. Na-na-ni-na-não! Alguns truques, que podem ser feitos com maquiagem ou não, trazem ainda mais poder ao olhar e uma personalidade ímpar ao resultado do make. Tudo para deixar o arco mais cheinho e “natural”. Na verdade, tem um jeito certo de pentear, de alinhar os fios de maneira que fiquem no lugar, em alguns casos pode até ser necessário dar um pique de leve com a tesourinha para eliminar algum pelo fujão. Enfim, tem uns segredinhos para manter o estilo messy, ou seja, sobrancelhas naturais arrepiadinhas e com volume. Esse é o charme. 3º Truque – Acerte o design dos arcos Deixe o desenho mais grosso, com alguns milímetros a mais de pelos em todas as direções (região entre os olhos e as áreas em cima e embaixo do arco). Cuide para o excesso de pelos ficar especialmente em cima: são eles que vão produzir o estilo messy. Depois, basta ir acompanhando e alinhando os fios sempre que necessário, mas sem exageros. 4º Truque – Lance mão da tesoura O mesmo vale para o momento de usar a tesourinha. Você até pode aparar os fios rebeldes das sobrancelhas naturais (os mais longos e desalinhados), porém bem menos do que se você não estivesse se jogando no “projeto messy”, de modo que o volume na parte superior seja mantido – afinal, é essa a ideia. 5º Truque – Faça um make apropriado Enquanto o resultado não fica naturalmente como você quer, vale usar um lápis ou uma sombra próprios para sobrancelha para preencher falhas e aparentar mais volume. Mas atenção, não exagere e jamais use um lápis para olhos, que tem o tom mais forte e deixará o truque em evidência. “Em seguida, use uma máscara para sobrancelhas (ou mesmo para cílios) incolor, penteando os pelos para cima. Um truque para mantê-los assim o dia todo é espirrar um pingo de spray fixador ou pomada de cabelo numa escovinha e passá-la no arco da sobrancelha, penteando em direção à testa”, entrega Gisele. É tiro e queda! Atenção meninas ousadas, uma dica esperta para quem quer logo causar com o visual bagunçadinho: use máscara de sobrancelhas com cor. Ela é multifuncional: enquanto facilita o pentear, ainda fixa os fios para cima, dando a impressão de mais volume de pelos. 6º Truque – Use iluminador Não é porque a trend é o mais clássico estilo “me deixa” que você vai abandonar o iluminador de sobrancelhas. Pelo contrário, o recurso continua imbatível ainda que seja para produzir um look mais natural. Como fazer? É só aplicar um pouquinho de produto abaixo do arco, no canto externo – esse pontinho de luz é essencial para levantar o olhar e deixar a maquiagem mais feminina. Detalhe que faz toda a diferença. Pode se jogar, o glow nunca sai de moda! A atriz Cara Delevingne sempre foi adepta da messy brow  Produtos e técnicas BFF para as sobrancelhas naturais De uns tempos pra cá, o mercado de maquiagem evoluiu bastante, tanto no sentido de variedade/novidade, com itens inusitados, nunca antes imaginados; quanto em tecnologia, entregando qualidade e resultados primorosos nos benefícios prometidos. E uma das áreas que mais ganha com esse up do setor são as sobrancelhas naturais. O business da beleza parece ter descoberto um nicho, com produtos dedicados ao styling dos arcos. E, nós consumidores, só temos que comemorar porque tem para todos os gostos e estilos. O arsenal é enorme: gel de volume, máscara de sobrancelhas, canetas de preenchimento, escovas, ativos de crescimento, sombras para camuflar falhas entre muitos outros produtos. Além desses paleativos, há séruns e tratamentos que fortalecem, dão volume e criam densidade tornando as sobrancelhas literalmente naturais. Impossível falar de sobrancelhas messy sem mencionar a importância da técnica de microblading que a cada dia ganha mais adeptas. Trata-se de um procedimento de maquiagem semi-permanente feito com o tebori, uma espécie de caneta que por meio de microcortes deposita o pigmento na pele, reproduzindo a aparência dos pelos da cliente, tanto em espessura quanto em tamanho. Outra alternativa é a micropigmentação que funciona mais ou menos da mesma forma, o que muda é que em vez do tebori é usado um dermógrafo, aparelho elétrico também semelhante a uma caneta, que provoca microlesões na pele para depositar o pigmento. O expert Biel Portella, do Rio de Janeiro, recentemente premiado em Paris como micropigmentador, é enfático ao falar sobre o quanto esses métodos podem ajudar no resultado de uma sobrancelha com mais densidade. “Para quem não possui uma quantidade suficiente de pelos, a micropigmentação é uma ótima alternativa que, se bem-feita, produz um efeito extremamente natural. A técnica fio a fio é a mais indicada”, destaca o designer.   A atriz Kiernan Shipka também ostenta sobrancelhas naturais Dicas valiosas para ter sobrancelhas naturais Biel Portella lista abaixo alguns cuidados que se deve ter para manter um design perfeito e natural quando o objetivo é obter uma sobrancelha bagunçadinha com estilo. Confira: Segure o impulso de pegar a pinça. O ideal é procurar um bom profissional, de confiança, ainda que seja para definir o desenho inicial ou, melhor dizendo, o design original dos fios. Em hipótese alguma utilize lápis de olho ou de escrever (6B) para fazer preenchimento. O uso desses produtos pode ocasionar queda dos fios que, em muitos casos, é irreversível. Para disfarçar as falhas das sobrancelhas naturais não use uma tonalidade mais escura que a original para fazer o preenchimento, o aspecto fica pesado e feio. O ideal é manter o tom do arco inteiro bem uniforme. Nunca deixe o início da sobrancelha (as extremidades internas) com aquele desenho marcado, quadradão – dá uma péssima impressão e denuncia na hora o recurso fake. Caso não tenha tempo ou dinheiro para fazer o design com um profissional, como um Especialista em Beleza do Olhar, mantenha a área penteada com uma máscara incolor, o truque superfunciona, fica bem legal e trás uma boa definição.
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados