Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Reprodução/ Pinterest

GLITTER E MECHAS COLORIDAS NO PENTEADO DE CARNAVAL

Saiba como produzir penteados incríveis sem prejudicar os fios após a folia

Para curtir linda a festa mais popular – e esperada do país – vale usar a imaginação e todos os recursos disponíveis na produção, tanto de maquiagem quanto de cabelo. No penteado de Carnaval, tiaras, faixas, laços, tintas coloridas e muito, mas muito glitter, são bem-vindos. Porém, se os produtos químicos não forem aplicados e retirados de maneira correta, aliados à exposição solar e à transpiração, podem deixar as suas madeixas danificadas ao fim do feriado. Quer desfilar despreocupada? Basta seguir as dicas de antes e depois da expert Mônica Arthur, instrutora do Curso de Cabeleireiro do Instituto Embelleze, na unidade do Rio de Janeiro. 

Joga glitter!

Item unânime quando a ordem é brilhar, o glitter é fundamental em qualquer fantasia de Carnaval. Mas a ideia não é pegar o glitter escolar e jogar no cabelo, hein? Você tem que usar o produto específico para maquiagem (de pele), assim não corre o risco de provocar irritações no couro cabeludo. “A melhor indicação é o glitter biodegradável. Além de não agredir a pele, beneficia o meio ambiente. Em vez de ser composta de plástico, que polui os oceanos e afeta a fauna marinha, essa opção é à base de ingredientes orgânicos”, diz Mônica.

Na hora de aplicar

Mônica ensina: “Tenha paciência, esfregar o glitter no cabelo não é a solução! Além de danificar a fibra capilar, a fricção pode fazer com que a purpurina impregne nos fios, o que dificulta muito a remoção”.  

Depois da festa

A retirada do glitter é simples e acontece em dois passos:

  • Usando pedaços de fita adesiva, remova primeiro o excesso do brilho. Basta grudar e desgrudar a fita em toda a superfície, pressionando-a levemente, quantas vezes forem necessárias até limpar ao máximo.
  • Em seguida, lave o cabelo com um bom xampu anti-resíduos e aplique condicionador em comprimento e pontas.  

Chuva de cor

Os sprays tonalizantes para cabelo também são uma grande aposta para compor penteados-fantasia. A maior vantagem desse tipo de produto é conquistar fios coloridos que voltam ao aspecto original com facilidade, sem a necessidade de nenhum descolorante. “O produto, formulado com pó colorido e gel fixador, pode parecer prejudicial por proporcionar uma textura seca, com fios de aparência enrijecida. No entanto, aplicado corretamente, não apresenta perigo”, explica a instrutora do Instituto Embelleze.

Na hora de aplicar

Basta modelar o penteado como desejar e, em seguida, borrifar o spray sobre os fios. Uma sugestão é dividir o cabelo em mechas e, em cada uma, jogar uma cor diferente. Aplique o produto a uma distância de 10 cm e espalhe-o uniformemente na mecha. Depois, você ainda pode arrematar dando acabamento à parte frontal com uma tiara brilhante, com pedras ou miçangas. A durabilidade da cor está vinculada à primeira lavagem do cabelo após o uso, ok?

Depois da festa

Retire o tonalizante com o seu xampu habitual ou com um xampu neutro, sem sal. Bastam uma ou duas lavagens. Na sequência, use o condicionador em comprimento e pontas.

 “Por se tratar de um produto extremamente seco, a única ordem é não adiar a retirada do spray tonalizante. Deixá-lo no cabelo por muito tempo pode causar o ressecamento dos fios”, aconselha Mônica.

O Carnaval acabou, e agora?

Desfilar no bloquinho, durante todo o Carnaval, sob o sol e a ação do suor, com fios enfeitados por glitter e tonalizante, pode provocar uma onda de estragos, mesmo tomando todos os cuidados com o uso dos produtos. Para não ficar com um cabelo detonado pós-feriadão, Mônica recomenda submeter os fios a uma hidratação power, que combate o ressecamento e o aspecto fragilizado.

Para uma hidratação completa e eficiente, o ideal é lavar o cabelo com um xampu anti-resíduos e, depois, espalhar um creme hidratante mecha por mecha (sem tocar a raiz), com massagem suave. Deixe agir por, aproximadamente, 10 minutos e enxágue bem. 

Pronto, saúde do cabelo garantida para o penteado de Carnaval do próximo ano!

 

Para ficar por dentro de muitas outras dicas sobre cabelo e se tornar um profissional, faça o curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze, a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza.

Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil. Procure a unidade mais próxima de você e fique expert!

 

Tags

produtos, penteado, Carnaval, hidratação, Instituto Embelleze

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

MAQUIAGEM PARA COMEÇAR BEM O DIA
Tomar um bom banho para acordar, fazer alongamento logo após levantar da cama, alimentar-se com um saudável café da manhã… Ok, tudo isso é válido pra melhorar corpo e mente depois de uma noite em que você dormiu mal ou pouco. Mas acrescente a essa lista uma maquiagem arrasadora. Além de melhorar a aparência, eleva a autoestima e mostra para o mundo que você acordou com muita disposição para encarar qualquer surpresa ou desafio. Maquiagem rápida, simples e fácil Primeiro, limpe a pele e aplique um primer para selar os poros. O próximo passo é caprichar no corretivo e na base para camuflar os pontos do rosto que expressam cansaço, como olheiras e área ao redor da boca. Para não estressar a pele, espalhe a base com um pincel fofo ou com a ponta dos dedos, de dentro para fora. Preencha as sobrancelhas com um um lápis específico: faça um traço na base da sobrancelha, seguindo a raiz dos fios; em seguida faça tracinhos no sentido do crescimento dos pelos, preenchendo os espaços e contornando a forma. Na sequência, use um pó compacto para fixar a base. Depois, com um pincel macio, aplique o blush nas maçãs do rosto, puxando o pincel na direção das orelhas para levantar a expressão. Nos olhos, aplique uma sombra terrosa ou clara, esfumando o canto dos olhos com um tom mais escuro. Se preferir, use um delineador para marcar a linha acima dos cílios e um lápis de olho para fazer um leve contorno na linha d’água. Finalize com uma máscara alongadora de cílios e um batom matte cor de boca. É claro que a escolha da maquiagem vai depender muito do seu estilo e do seu humor. Mas seja qual for, o olhar marcante é essencial para expressar confiança e dar aquele ar de quem já acordou disposta e poderosa.   Ao se maquiar, considere também a programação do seu dia. Se irá participar de algum evento, se será um dia de rotina no escritório ou em um ambiente externo. Isso tudo influencia na escolha dos tons e na definição do tipo de make, que pode ser suave, sóbrio, natural ou descontraído. Em todos os casos, brilho e excesso de cores não são recomendados para ocasiões no dia a dia. Quer saber como você pode aprender mais sobre maquiagem, cabelo, unha e bem-estar para atender a todas as suas necessidades? Dá uma olhada nas opções de cursos do Instituto Embelleze e veja como ser um profissional de beleza.  
> Leia mais
Tutorial de maquiagem de casamento
Você foi convidada para um casamento ou é até a madrinha e tem dúvidas sobre o make... Juntamente com o penteado, a maquiagem de casamento é um dos pontos mais importantes da produção, pois além de ter que combinar com o seu estilo, deve valorizar a sua beleza, sem deixá-la com aparência artificial. Há dois cuidados essenciais na hora de se maquiar: preparar bem a pele e acertar na escolha das cores. Carregar demais a maquiagem é um perigo que você deve fugir: menos é mais, sempre! Não exagere nunca. Lembre-se: se focar o make nos olhos, neutralize a boca e vice-versa. Deixe o brilho e as tonalidades intensas para a noite e aposte em nuances suaves para o dia. Combine tudo com o seu tom de pele e não queira chamar mais atenção que a noiva! Quem tem pele negra ou morena não deve tentar clareá-la com base ou pó. Valorize a sua beleza escolhendo produtos que iluminam o seu rosto. No passo a passo a seguir (veja o tutorial no final do post), a youtuber Letícia Ruiz mostra em detalhes como fazer uma maquiagem linda, que destaca o olhar, e que combina com qualquer visual. Se a festa for diurna, evite aplicar cílios postiços, ok? Vamos lá! Passo a passo maquiagem de casamento 1- Prepare a pele com base no seu tom. Agora faça um make de contorno com uma base dois tons mais clara, aplicando-a nos seguintes pontos: entre as sobrancelhas, nas olheiras, na parte superior do nariz, logo acima do V dos lábios, no queixo e nas laterais em direção aos maxilares. Deposite essa base com um pincel kabuki, dando leves batidinhas. Sele a base espalhando em todo o rosto um pó facial translúcido, o que vai ajudar na durabilidade da maquiagem. Com um pó marrom escuro (pode ser um blush), marque a região logo abaixo do osso das maçãs do rosto. Esse truque é ótimo para afinar a face. Passe o pó escuro também nos maxilares, no topo da testa próximo à raiz dos fios e nas laterais do nariz. 2 - Hora do blush. Dê um leve sorriso para definir a parte alta das maçãs do rosto e aplique o produto nessa área em direção às têmporas. 3 - Com um pincel de esfumar, espalhe na parte alta das maçãs um pouco de iluminador. Aproveite e dê um toque também no centro da parte superior dos lábios e na ponta do nariz. 4 - Acerte as sobrancelhas ou corrija falhas com uma sombra específica.  5 - Com um pincel língua de gato, aplique corretivo sobre as pálpebras e no contorno das sobrancelhas. Isso ajuda na fixação da sombra e também ressalta a sobrancelha.     6 - Com pó solto, sele as pálpebras.   7 - Com um pincel de esfumar, aplique um blush ou uma sombra laranja nos cantos externos dos olhos, subindo em direção ao côncavo.   8 - Com um pincel chato, de cerdas curtas, aplique o mesmo laranja nas pálpebras inferiores, rente aos cílios.   9 - Usando uma sombra rosa de tonalidade quente, reforce a marcação dos cantos externos dos olhos e ligeiramente o côncavo, fazendo um degradê entre o laranja de base e o rosa. Isso dá um ar mais profissional ao make.   10 - Nos cantos internos dos olhos até o centro das pálpebras, deposite uma sombra pigmento perolada. Além de iluminar o olhar, ajuda a esconder qualquer imperfeição. Faça uma linha fina, bem rente à linha dos cílios, com delineador em gel ou caneta. O traço começa mais fino e termina um pouquinho mais grosso.   11 - Dê volume aos cílios com máscara preta e, se desejar, alonge e aumente ainda mais os fios colando cílios postiços.   12 - Para fixar a maquiagem, aplique um spray fixador apropriado em todo o rosto. Finalize o make com um batom marrom terroso.
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados