Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Shutterstock

QUANDO FAZER RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO CAPILAR?

Com tantos tratamentos de recuperação dos fios à disposição, como saber qual o seu cabelo precisa? Saiba aqui quando fazer reconstrução, hidratação e nutrição capilar

Aquele tratamento maravilhoso que você sempre faz já não está surtindo mais efeito… O produto que é excelente para as madeixas da sua amiga não funciona em você… Segundo o terapeuta capilar e consultor pedagógico do Instituto Embelleze, Alisson Lima, isso ocorre porque cada fio apresenta uma necessidade particular. “Cada fio precisa de um tratamento específico e cada máscara oferece um tratamento diferente. É importante ler o rótulo para entender o que aquele produto oferece. Usar um hidratante que não é necessário, por exemplo, pode danificar os fios”.

São três os tipos de máscara capilar: a que somente hidratada, a que nutre e a que reconstrói. Como saber qual delas o seu cabelo precisa? Alisson afirma que o mais indicado é consultar um profissional da área, pois nem sempre é possível identificar sozinha a real necessidade dos fios. Uma dica é avaliar por quais processos o cabelo já passou. “Se tiver alisamento ou descoloração, precisará de uma reconstrução. Se for natural, necessita apenas de uma hidratação”.

Entenda para que serve cada tratamento

Hidratação

É indicada para todo cabelo que não possui processo químico. Alisson recomenda que esse tratamento seja feito uma vez por semana. “Mesmo que o cabelo seja natural, sem química, ele precisa ser hidratado. Só o xampu e o condicionador não dão conta, já que a hidratação deles não é de longa duração”. Uma dica é sempre procurar produtos que contenham ingredientes como óleo de argan, aloe vera e minerais. O profissional indica ainda uma reconstrução feita em salão de beleza, uma vez por mês, para repor as substâncias que fortalecem a fibra capilar.

hidratação capilar

Nutrição

A máscara nutritiva é indicada para cabelos com colorações clareadoras e colorações suaves, para protegê-los de possíveis danos. Esse tipo de produto é feito para repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios. “A máscara nutritiva é muito indicada também para cabelos cacheados, já que as ondas fazem com que a oleosidade do couro cabeludo não chegue até todo o comprimento”, afirma o terapeuta capilar do Instituto Embelleze. O ideal é que o creme nutritivo tenha na composição alguns dos seguintes ingredientes: óleo de amêndoas, manteiga de karité, aminoácidos, proteína da seda e óleo de argan.

nutrição capilar

Reconstrução

Quando o cabelo passa por um processo químico muito forte, como alisamento, permanente e descoloração, precisa de um tratamento reconstrutor depois. “Quando os fios estão muito frágeis e quebradiços é sinal de que o cabelo precisa ser reconstruído. O produto irá tratar as camadas externas, devolver o brilho, a maciez e o balanço natural”.

Para esse tipo de tratamento o indicado é fazer a primeira sessão no salão e depois continuar em casa. É possível ver grandes mudanças logo na primeira aplicação, pois os fios ficam mais fortes e resistentes. Na hora de comprar a máscara reconstrutora, procure produtos que possuam proteínas, ceramidas, arginina, soja e complexo de queratinas na composição.

reconstrução capilar

 

Você pode aprender muito mais no curso de cabeleireiro profissional. Visite também uma unidade do Instituto Embelleze mais próxima de você.

Tags

hidratação, nutrição, reconstrução capilar, cuidados cabelos, frizz, curso profissionalizante

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

FAÇA UMA MAQUIAGEM DURADOURA
É muito desagradável aquela sensação de pele suada, brilhosa e com aspecto gorduroso, não é mesmo? E isso, infelizmente, pode arruinar a maquiagem. No verão, por causa do calor, a pele tende a aumentar a produção de sebo nas glândulas, o que já é um fator que arruina o visual. Fora isso, o uso de produtos oleosos e a falta de preparo adequado da pele antes do make, também comprometem a aparência. Separamos aqui 5 dicas essenciais para você fazer uma maquiagem duradoura no verão. Assim, você estará sempre pronta para arrasar em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo se o mundo estiver se acabando em calor. Confira as dicas e não se esqueça de compartilhar com aquela amiga ou cliente que tem sofrido com o mesmo problema 1- A primeira coisa a se fazer é preparar bem a pele para receber a maquiagem. O importante é que ela esteja limpa antes da aplicação dos produtos. Por isso, higienize-a com um sabonete específico para a sua pele, depois passe um adstringente ou tônico (que ajuda a remover qualquer resíduo de oleosidade e diminuir o tamanho dos poros). 2- Agora aplique um primer, que também ajuda a controlar a oleosidade, além de fixar melhor a maquiagem. A dica é procurar um primer com efeito blur, ou seja, com substâncias difusoras de luz e preenchedoras, capazes de disfarçar poros, rugas e linhas finas instantaneamente.3- As partes mais oleosas do rosto são: nariz, testa e queixo. Nessas regiões, você pode aplicar uma camada fina de pó compacto matte, deixando-as com uma aparência mais opaca. Durante o dia, se perceber que alguma parte do rosto está mais oleosa do que a outra, amenize com um pouco de pó, tomando cuidado para não exagerar na quantidade. A ideia não é deixar a pele sobregarregada, apenas “secar” o suor. Outra sugestão é secar a transpiração com um lencinho matificante.4- Sombras e blushes cremosos não são boas opções em dias quentes. Esses produtos podem acumular nas marcas de expressão e envelhecer a face. Portanto, no seu nécessaire de verão deve predominar os itens em pó. Nos olhos, o rímel, o lápis e o delineador à prova d’água não podem faltar.5- Os lábios pedem batons hidratantes para não ressecar com o sol. Antes de aplicar, contorne a boca com um lápis labial nude, que evita que o batom escorra. Ao final, se desejar garantir ainda mais a fixação de todo o make, use um spray fixador de maquiagem em todo o rosto. E por falar em verão, outra estação do ano que requer maquiagem especial é a primavera. Que tal aprender mais? Clique aqui e faça uma make primaveril de arrasar! Se você ainda quiser se especializar e ser uma maquiadora profissional, conheça o curso Maquiagem Profissional do Instituto Embelleze.
> Leia mais
MAKE PARA A PRIMAVERA
Boca O calor combina com cores quentes, então invista nos tons de vermelho e coral. Vale versões matte, cintilante e com brilho tipo gloss. Pele Pegue leve na base. Se a sua pele não tiver imperfeições, use apenas um hidratante com cor, que tem fórmula suave. Deixe o contorno facial de lado, mas aposte em iluminador nas têmporas e na parte alta das bochechas. Maçãs do rosto A aparência corada faz toda a diferença no look primaveril, já que demonstra saúde. O ideal é aplicar mais blush do que você usa normalmente, mas sempre esfumando bem para o rubor parecer natural. Olhos Lilás, rosa, verde e azul são tonalidades que sempre combinam com a maquiagem para a primavera. Ao ao apostar em sombra colorida, fique com batom nude rosado para não exagerar. Delineador colorido é outra boa opção para colorir o olhar.   Mas como nem tudo são flores, o cuidado é sempre bem-vindo e vale uma atenção especial na hora de escolher as cores. Lembrando que primavera não é Carnaval, e a dose certa das cores e dos brilhos faz toda a diferença para compor um look diva.Quer aprender mais sobre a harmonização das cores e as principais tendências de make do momento? Então, clique em Curso de Maquiagem Profissional do Instituto Embelleze. Faça uma visita à unidade mais próxima de você e renove seus conhecimentos com os melhores profissionais do mercado. 
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados