Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Shutterstock

Cuidados com cabelos descoloridos

Tudo o que você precisa saber para manter a saúde de fios descoloridos

O processo de descoloração exige muito da fibra capilar, pois age retirando os pigmentos de cor do cabelo, e para isso, eleva o ph dos fios – que costuma ser de 5,5 para 10 – fazendo com que as fibras do cabelo se abram por completo. Junto com a cor, também vai embora a hidratação, o que torna o processo agressivo e deixa as madeixas mais finas e frágeis, propensas até a quebra e queda. Por isso, cabelos descoloridos necessitam de cuidados especiais para se manterem saudáveis, principalmente antes de passarem por outros procedimentos químicos como escovas progressivas ou tintura, por exemplo.

Para proporcionar a sua cliente o cabelo dos sonhos sem sofrer com os pesadelos, os cuidados pré e pós descoloração são mais do que necessários! Separamos algumas dicas para que você possa lidar melhor com os fios fragilizados.  

Antes de descolorir

Antes de iniciar o processo de descoloração é necessário se certificar de que o cabelo está forte o suficiente para passar pelo procedimento. Caso os fios estejam muito fragilizados, cresce a chance de um corte químico.

O corte químico pode acontecer quando o cabelo sofre uma agressão extrema. De uma hora para outra os fios são simplesmente cortados e caem, como se a mecha estivesse se “desmanchando”, muitas pontas duplas ou fios elásticos também podem ser sinais de corte químico.

Para evitar maiores problemas, antes de descolorir, faça um teste de mecha:

  1. Separe ao menos duas mechas do cabelo: uma mais em baixo e outra um pouco mais acima.
    Aplique o produto que será utilizado para descoloração nessa mecha e deixe-o agir pelo tempo indicado na embalagem.
  2. Em seguida, lave e seque a mecha e observe como o cabelo se comporta
  3. Depois do teste, caso o cabelo de sua cliente apresente uma grande fragilidade ou sinais do corte químico, o melhor a fazer é esperar para realizar a descoloração e passar a trabalhar na reconstrução dos fios para que o cabelo se recupere.

Também é interessante, mesmo que o cabelo apresente um bom desempenho durante o teste de mecha, fortalecê-lo com um tratamento pré-química - assim é possível repor a massa dos fios e devolver sua resistência, que fica menor devido aos danos do dia a dia como uso de sacador e chapinha.  

Durante o procedimento

Na hora de descolorir, também existem alguns cuidados que podem e devem ser tomados. Primeiro, certifique-se de utilizar uma boa linha de produtos que tenha qualidade garantida, é importante que os materiais sejam da mesma marca – assim não há o risco da química ser incompatível e acontecerem complicações.

Você também pode aplicar produtos de proteção para realizar o procedimento. Eles são os redutores de danos - capazes de proteger a estrutura da fibra fazendo com que os fios passem pela descoloração com uma maior segurança, diminuindo os riscos de queda ou corte.

Manutenção das madeixas

 

Após a descoloração os cabelos estarão inevitavelmente fragilizados. Nessa fase, é preciso caprichar nas máscaras de tratamento e cuidados com os fios. Indique a sua cliente que intercale entre tratamentos em casa e no salão. Desta forma, é possível entender do que as madeixas estão precisando. Além disso, para finalizar as madeixas utilize sempre um reparador de pontas e antes de usar chapinha ou secador, aplique um protetor térmico.

Caso sua cliente tenha a intenção de manter o cabelo loiro ou platinado, os shampoos e máscaras matizadoras podem ajudar os fios a não amarelarem ou esverdearem. Indique a sua cliente que intercale os shampoos e condicionadores entre matizantes e outros com maior poder hidratante.

Após a descoloração ou qualquer mudança de cor ou tratamento com química é necessário realizar um cronograma capilar. O cronograma capilar nada mais é do que um calendário de cuidados que inclui tratamentos de hidratação, reconstrução e nutrição - para que assim, o cabelo tenha tudo o que precisa para voltar a ficar saudável.

Quer aprender muito mais sobre descoloração e colorimetria? Confira os detalhes do curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embelleze e esteja apto a fazer a cabeça de suas clientes!



Tags

cabelos descoloridos, cabelos, cronograma capilar, descoloração

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

HACKED BOB -CONHEÇA TENDÊNCIA
Já ouviu falar na nova moda, o Hacked Bob?  Ideal para quem ama cabelos curtos, o estilo vem sendo um dos mais solicitados nesta época do ano por ser um corte mais curto e prático. Perfeito para quem procura mais leveza e rapidez ao fazer as madeixas nas estações quentes. Mas afinal, o que é um Hacked bob? Semelhante ao Long Bob, a trend traz um Chanel bagunçado por conta das pontas leves, desfiadas e retas.  Quando o cabelo está liso, parece muito que é apenas um corte reto, sem nenhuma diferença, mas se você faz uma modelagem, deixa ele ondulado, fica despontado e dá um ar de natural nas madeixas. Se você tem um rosto fino, este é um corte perfeito quando está ondulado ou liso. Caso contrário, utilize o penteado liso para dar um efeito natural e ao mesmo tempo sofisticado.   O penteado é super charmoso e fácil de ser manuseado. Ideal para quem busca praticidade e leveza no dia a dia, já que pode ser seco naturalmente, sem a necessidade de utilizar o secador e prancha para deixar na modelagem correta. Gostou? Então, fique por dentro de todas as novidades e saiba realizar cortes incríveis como este com os nossos cursos de cabeleireira e especializações, acesse o site https://institutoembelleze.com e confira na aba de curso o seu favorito!
> Leia mais
Faça sua carreira decolar com o curso de cabeleireiro profissional
“Será que a carreira de cabeleireira é para mim?”. Talvez você já tenha feito essa pergunta antes. Por isso, temos dicas para te ajudar a acabar com a dúvida e mergulhar de vez na ideia de ser uma profissional da beleza. Dica 1 – Gostar do que faz Uma dica importante é saber se você tem afinidade com a área. Você é daquelas que acompanha sempre as novidades de corte e coloração nas redes sociais? Então, provavelmente você está com meio caminho andado para o sucesso. Nada melhor do que fazer aquilo que a gente gosta. Dica 2 – Aproveitar oportunidades Sempre analise o mercado de trabalho. No Brasil, nos últimos dez anos, cerca de 125 mil novos cabeleireiros começaram a trabalhar na área. Esta foi a prestação de serviço que mais cresceu neste período. Deixou para trás até mesmo os profissionais de entrega de aplicativos. A verdade é que beleza nunca sai de moda. Dica 3 – Estudar para se destacar O curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embelleze foi pensado para quem precisa se qualificar antes de aproveitar as oportunidades da carreira de beleza. Os alunos saem preparados para executar as mais variadas técnicas. De cortes a colorações, tratamentos capilares, modelagens, alisamentos, relaxamentos e permanentes, por exemplo. Isso tudo em pouco mais de um ano de estudo. As aulas também tratam das principais técnicas de atendimento ao cliente. O profissional aprende conceitos importantes sobre tricologia, biossegurança e visagismo. Só assim para conseguir oferecer um serviço mais completo e sempre aliado às expectativas do cliente. Dica 4 – Prepare-se para qualquer desafio Trabalhar em salões ou realizar o sonho de tocar o próprio negócio pode ser realidade. Empresas de cosméticos também têm contratado profissionais desta área. Isso ampliou muito as possibilidades de atuação. Seja qual for o modelo de negócios que escolherá, o Instituto Embelleze dará todas as condições para você tocar sua carreira. O Curso de Cabeleireiro do Instituto conta também com aulas de empreendedorismo para você sair ainda mais preparada e confiante. Dica 5 – Hora de agir! Inscreva-se no curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embeleze, receba um certificado de formação profissional reconhecido em todo o território nacional e dê o pontapé inicial na sua carreira. Clique aqui e encontre a franquia mais próxima a você.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados