Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

shutterstock

Como o profissional da beleza pode evitar problemas financeiros na crise?

6 dicas do Instituto Embelleze para o profissional da beleza superar esse momento de pandemia.

Os clientes diminuíram? O salão de beleza que você trabalha está fechado? Calma! A crise do coronavírus pegou o profissional da beleza e toda a sociedade de surpresa. É hora de manter a tranquilidade, adotar algumas medidas e redobrar o cuidado com a limpeza.

Separamos algumas dicas bacanas para você botar em prática. Nos cursos do Instituto Embelleze, ensinamos conceitos importantes de empreendedorismo. São pequenas atitudes que ajudam o profissional da beleza no dia a dia e que cairão como uma luva durante a crise. Veja só:

1) Revise seus gastos fixos

Neste momento, é preciso avaliar o que é ou não essencial. Coloque no papel todos seus gastos mensais (telefone, internet, tv a cabo, manutenção de equipamentos, aluguel, etc). O que for dispensável é hora de cortar. O que não for, negocie descontos.

2) Crie promoções de compra antecipada

Para garantir entrada de dinheiro nesse período, o profissional da beleza pode apostar em cupons de desconto. “Compre um serviço e leve outro”, “Compre agora com 20% e faça depois” ou até “Combos exclusivos”.

Para garantir o recebimento, opte por transferência bancária ou por boleto. Assim, a compra pode ser feita à distância. Só não se esqueça de anotar direitinho as vendas antecipadas para organizar o atendimento quando o salão de beleza reabrir ou você puder ir até os seus clientes.


3) Faça parcerias

Sabe aquele comércio do seu bairro? Provavelmente, ele está com as mesmas preocupações que você. É hora de se unir e pensar: como o profissional da beleza e esses comércios podem se ajudar? A venda de serviços de forma conjunta é uma saída para aumentar sua perspectiva de ganho no futuro e compensar as perdas de agora.


4) Organize seus clientes

Aproveite o tempo livre para conhecer melhor o perfil de quem frequenta o seu salão de beleza ou paga pelos seus serviços. Separe em uma planilha quem procura por cabelereiro profissional, manicure, depilação e assim por diante.

Se você é um profissional da beleza autônomo, também pode fazer o mesmo. Coloque quais serviços são mais buscados e com qual frequência procuram pelo seu trabalho. Essas informações vão te ajudar a fazer ações específicas para os clientes mais fiéis, inclusive promoções.


5) Mantenha o contato com os clientes

Se você ainda não possui redes sociais para divulgar seu trabalho, esse é o momento. Seja você manicure, maquiadora, depiladora ou cabelereiro profissional, é importante manter as redes sempre atualizadas.

Divulgue promoções e dicas de beleza para o período de quarentena, por exemplo. Mostre que você é um profissional da beleza completo e preocupado com os seus clientes. De quebra, seja lembrado pelo seu público. Vale mandar aquele whatsapp atencioso também.


6) Recorra às medidas do governo

O governo liberou um auxílio que pode ser solicitado pelo profissional da beleza autônomo, desde que se encaixe nas regras. Para quem tem salão de beleza, uma linha de crédito para pequenos e médios negócios será liberada. Mas vale avaliar a real necessidade para não fazer dívidas desnecessárias.

É hora de não deixar a peteca cair!

Não se esqueça que o setor da beleza está sempre em alta. Está é uma fase fora do comum. Todo mundo foi afetado e o profissional da beleza também. Mas é só ter jogo de cintura e colocar essas dicas em prática que certamente tudo dará certo.

Tags

profissional da beleza, salão de beleza, Instituto Embelleze, cabelereiro profissional, dicas de beleza.

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

DEPILAÇÃO PROFISSIONAL
A depilação profissional não para de crescer. De acordo com pesquisas recentes, 93,1% das mulheres brasileiras fazem depilação. Dessas, 46,9% realizam o procedimento todo mês e 43,6% depilam duas ou mais vezes ao mês (*). Como resultado, no Brasil, o serviço de depilação foi um dos que mais cresceu no setor da beleza. Prova disso é a expansão de salões especializados nesse serviço e o aumento da procura por cursos profissionalizantes. O hábito de se depilar é antigo, já existia no Egito, na Grécia Antiga, na cultura dos índios xavantes, entre outros povos. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas você precisa saber que a depilação não se resume às técnicas com cera quente ou fria. As mudanças e inovações no setor da estética têm exigido profissionais mais treinados e atualizados. Para se destacar, é preciso estar antenado às tendências. Para Bruna Peresin, do Instituto Embelleze, vale destacar que as profissionais agora trabalham com as técnicas de depilação com linha egípcia e oferecem serviços diferenciados, como: tratamento de foliculite, clareamento de pelos, clareamento de manchas em áreas depiladas, esfoliação, depilação masculina, depilação esportiva, entre outras oportunidades. “É uma das melhores áreas para investir. Para ter um bom faturamento, o profissional de depilação deve garantir a qualidade do serviço oferecido ao cliente, conhecer as técnicas e os produtos disponíveis no mercado, atuar com biossegurança e ética profissional”, diz, lembrando que um curso completo de depilação abrange não apenas a prática, mas também o estudo de fisioanatomia da pele e dos pelos, noções de dermatologia, biossegurança, cosmetologia, etc. O profissional formado em depilação pode atuar em salões de beleza, clínicas de estética, em domicílio ou montar o próprio negócio. *Estudo universitário publicado: “Hábitos e costumes de mulheres universitárias quanto ao uso de roupas íntimas, adornos genitais, depilação e práticas sexuais”.
> Leia mais
Alice Salazar: exemplo de sucesso e de como ganhar dinheiro com maquiagem
Como ganhar dinheiro com maquiagem? Quem conhece bem a resposta para essa pergunta é Alice Salazar, uma das primeiras youtubers de maquiagem do Brasil. Ela é a prova viva de que batom, sombra e blush podem abrir várias portas para o sucesso. Mas, claro, nada acontece do dia para a noite. Você já conhece a trajetória da influencer? Antes de lançar sua própria linha de produtos, ela fez o curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. Daí em diante foram saltos e mais saltos para o sucesso. Atualmente, Alice Salazar é uma influencer com mais de 2,5 milhões de inscritos no Youtube e quase dois milhões no Instagram. Não à toa, hoje ela faz parte do time de embaixadores do curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. De onde veio a inspiração? Alice Salazar é filha de maquiadora e desde a infância aprendeu a gostar do universo da maquiagem. Mas, foi na adolescência que a influencer começou a se inspirar nas habilidades da mãe. Depois disso, ela buscou entender como ganhar dinheiro com maquiagem e transformar a paixão em profissão. Foi assim que tomou a decisão de estudar e fazer o curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. Desde então, ela sentiu que estava pronta para se jogar nesse universo. O sucesso Não demorou e Alice Salazar conquistou seu espaço. Em pouco tempo, estava na televisão. Mas, no início, a futura influencer trabalhou nos bastidores. Ela foi maquiadora da TV Globo no Rio Grande do Sul. Foi lá que, em 2010, Alice Salazar mergulhou de vez no mundo de digital influencer. Com um trabalho bem feito, foi convidada pelo canal a criar o blog “Espelho Meu”. Pronto! Era o que ela precisava para arrasar nas dicas e tutorias de maquiagem. Rapidamente o blog bombou e o nome de Alice Salazar se consolidou como uma das grandes referências da internet. Desde então, ela virou exemplo de como ganhar dinheiro com maquiagem. Isso porque a influencer não parou por aí e resolveu ser também empreendedora. Hoje em dia, ela conta com sua própria linha de produtos e várias lojas da sua rede Alice Salazar Store estão espalhadas pelo Brasil.Da internet para os livros O trabalho da influenciadora, que acompanhou o boom do mercado da beleza, ainda foi adaptado para o livro De Bem Com o Espelho. Nele, ela apresenta uma série de dicas bastante úteis de maquiagem para mulheres de todas as idades. Quer fazer como Alice Salazar? Dê o primeiro passo na sua carreira no Instituto Embelleze. Matricule-se no curso de Maquiagem Profissional. Clique aqui e veja a unidade mais próxima de você.Veja também a história de Nayara Correia, a maquiadora que iniciou a carreira no Instituto Embelleze e hoje trabalha junto com grandes celebridades brasileiras.
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados