Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Shutterstock

QUE TAL ABRIR UMA BARBEARIA MODERNA?

Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência e não procuram mais as barbearias só para fazer o básico. Espaços atualizados ganham destaque no mercado de beleza e oferecem mais que cabelo, barba e bigode!

As barbearias quase se perderam no tempo... Mas, graças aos olhares atentos de alguns empreendedores, hoje elas ressurgem em grande estilo. Para atender a um público cada vez mais exigente com a própria beleza, elas se recriaram no estilo e no atendimento. Além do tradicional serviço de corte e barba, hoje elas já oferecem hidratação, relaxamento, tintura, manicure, pedicure, massagem e até uma boa cerveja. Sem falar no ambiente, que faz o cliente se sentir numa barbearia top dos anos 1950.

Não é para menos todo esse investimento no diferencial. De acordo com uma pesquisa do Google Lab (2018), feita com 700 homens brasileiros entre 15 e 44 anos, eles estão mais vaidosos do que nunca. Dos entrevistados, 93% disseram que cuidar da aparência é importante e, 90%, usam produtos de beleza no dia a dia. 

Para uma barbearia moderna dar certo, ela precisa ter um profissional capacitado e preparado para entender o melhor tipo de barba para o tipo físico do cliente, quais são os cortes de cabelo tendência e como sugerir os serviços essenciais para criar fidelização. Além de vaidoso, o homem atual também quer inovar o visual, ditar tendência no universo da moda e se sentir bem, confiante.

Passado presente

O corte de cabelo clássico ou a barba aparada não são os únicos serviços que sustentam as barbearias modernas. Quem está pensando em investir na carreira de barbeiro profissional ou no negócio, precisa ficar ligado nas tendências e no comportamento do homem dos anos 2000. Lembra do metrossexual do final da década de 90? Era aquele cara que andava com cabelo arrepiado e barba por fazer, parecendo desleixo, mas na verdade era um desarrumado proposital que esbanjava puro charme. Agora, além do metro, existe o homem roots, denominação para o cara "raiz", de visual mais rústico, que gosta de usar barba longa, chamada lenhador.

O público das novas barbearias, em sua grande maioria, é jovem e não conheceu como eram as antigas barbearias. Porém, o que justamente cativa essa clientela é se sentir bem tratada, fazendo parte de um ritual diferenciado que, na verdade, veio dos antigos estabelecimentos. Como a clássica toalha quente no rosto, que foi e deve continuar sendo preservada pelas barbearias modernas. Um bom profissional deve ter noção de tudo isso, como combinar o passado e o presente para garantir o sucesso.

Enfim, há muito o que aprender e você não deve se descuidar da capacitação. O Instituto Embelleze já formou mais de 1 milhão de alunos e, no curso de barbeiro profissional, ensina não apenas as técnicas da profissão, mas também as informações sobre o mercado, excelência em atendimento ao cliente e como montar sua própria barbearia. O aluno desenvolve as competências com excelência no atendimento de cortes masculinos, modelagem de barba e aparo de pelos faciais, designer de cortes e barba, aprende os métodos de coloração, tratamentos e as mais variadas técnicas de transformação capilar masculina de alisamento e relaxamento.

Visuais que estão fazendo a cabeça deles

Só para ter uma ideia do que é moderno hoje para a ala masculina, conheça dois cortes que viraram febre e fazem parte da bagagem do barbeiro que tem um novo olhar para o mercado.

Fauxhawk

corte gauxhawk

Estilo que simula um moicano, que pode ser tímido ou ousado, e se aplica a diversos tipos de cabelo, lisos, ondulados, crespos ou cacheados. Nesse modelo de corte, a lateral deve ser mais baixa e penteada para trás, mas não é preciso ser raspada. No topo da cabeça, há um volume maior de cabelo com fios levantados e bem fixados ao centro. O corte pode ter uma aparência mais “arrumadinha” ou despojada, de acordo com o estilo de cada cliente.

Quiffed Back

corte quiffed back

Modelo mais clássico para quem prefere manter a cabeleira longa. Usado por jovens, em uma versão mais moderna, e também por homens mais maduros. Para compor o corte, é preciso um topete generoso no topo da cabeça e laterais bem aparadas. Normalmente, é modelado para um dos lados ou para cima, com um pouco de brilho para valorizar as madeixas.

O que também tem aparecido muito nas cabeças masculinas são as mechas de diferentes tonalidades: loiras, platinadas e até coloridas. Nesse ponto, a principal vantagem da tintura para homens é que fica muito mais fácil inovar nas cores, já que os cabelos costumam ser cortados frequentemente, eliminando, quase que completamente, a cor anterior. Entre as principais tendências para cabelos masculinos estão a mecha invertida, a californiana e a 3D.

Tags

barbearia moderna, profissional da beleza, mercado de trabalho, cabeleireiro, barbeiro, renda mensal, instituto embelleze, curso profissionalizante

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

5 dicas para se tornar um cabeleireiro autônomo de sucesso
Já pensou em ser um cabeleireiro autônomo? Trabalhar por conta própria, organizar os próprios horários e não ter gastos com estrutura de atendimento pode ser libertador. Quando essa ideia passa pela cabeça o segredo é estar bem preparado para colocar o plano em prática. Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para te ajudar. 1.      Valorize o seu trabalho  O cliente sabe que um bom trabalho tem o seu valor. Quando você abaixa muito o preço, ele pode desconfiar da qualidade, principalmente se é a primeira vez que ele te procura. Nossa dica é: evite descontos desesperados. Faça pacotes completos mais em conta ou dê um serviço extra. Assim, seu cliente enxergará valor em você. 2.      Tenha boa relação com seus clientes Quem dará o grande empurrão na sua carreira são os clientes. Por isso, esteja sempre disponível para ajudar. Tenha paciência e tente sempre entender as expectativas deles. Também seja clara sobre os resultados, valores, tempo do procedimento e tudo mais. Passe confiança, isso fará com que o cliente te indique para outras pessoas.   3.      Aposte na divulgação As redes sociais são as grandes aliadas de qualquer profissional da beleza. Faça um perfil no Instagram, Facebook e em todas as outras redes. Capriche nas imagens dos seus trabalhos e corra para divulgar. Faça um post todos os dias para chamar a atenção de seus clientes. Use os stories, hashtags, marcações e todos os recursos dessas redes. Peça também para que suas clientes te marquem nas postagens delas e ajudem a levar seu trabalho mais longe.  4.      Saia da informalidade! O profissional autônomo não precisa ter uma carreira de imprevistos. Sair da informalidade é um passo importante a ser tomado. Ao virar MEI (Microempreendedor Individual), você passa a contribuir para o INSS e pode emitir nota fiscal, o que abre portas para trabalhar como fixo ou ser freelancer em um salão de beleza. 5.   Especialize-seSaber de tudo um pouco é importante para oferecer um serviço mais completo. Mas, dificilmente você conseguirá se destacar em todos os procedimentos. Por isso, que tal focar em uma especialização? São diversos caminhos possíveis dentro deste universo do cabelo: • Corte • Coloração • Tratamentos • Penteados • Visagismo • Alisamentos/Relaxamentos• Muitas outras Conheça todos os procedimentos e veja com qual você mais gosta de trabalhar. Corra atrás de mais conhecimento para melhorar suas técnicas. Muitos salões, e até mesmo os clientes, procuram profissionais que dominam o que fazem. Quer dar o primeiro passo na sua carreira? Então, comece investindo no curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embelleze. Você aprenderá todas as principais técnicas com os melhores profissionais do mercado. O curso também conta com aulas de atendimento ao cliente e empreendedorismo para você sair confiante. Clique aqui e confira a unidade mais próxima de você.
> Leia mais
Entenda como a rotina pode mudar a sua vida (para melhor!)
Você sabia que o seu cansaço, estresse e ansiedade podem estar diretamente ligados a falta de uma rotina? Vários estudos já comprovaram que a repetição diária de alguns comportamentos pode nos ajudar a sentir melhor - já que essa frequência de ações é responsável pelo funcionamento correto do organismo. Manter horários para dormir e acordar, comer, trabalhar e fazer exercícios faz com que o corpo mantenha um padrão e organize as chamadas funções metabólicas, responsáveis por liberar os hormônios. Desta maneira, podemos evitar situações de ansiedade e desorientação. A repetição também leva o corpo ao aprendizado, fazendo com que as suas ações tenham resultados melhores, como por exemplo ao estudar ou se exercitar. Mantendo o hábito dessas atividades você aprende melhor e sente mais rapidamente os efeitos esperados com os exercícios.         Rotina + planejamento: o combo perfeito Somar um planejamento a rotina é o ideal para alcançar resultados e isso ainda vai fazer com que você se torne uma pessoa mais flexível. Mas como assim? Pode não fazer sentido de primeira, mas quando nos planejamos conseguimos realizar tarefas com uma maior antecedência, o que dá maior liberdade para gerenciar os horários e se adaptar aos imprevistos (além de evitar dores de cabeça!). Existem várias maneiras de se planejar, o essencial é ter uma visão de todas os seus afazeres e a data em que precisa concluir. Eleja um local para anotar seus compromissos – pode ser em uma agenda ou no celular – e defina seus horários fixos, ou seja, aqueles que não vão mudar independente da data (como a hora de dormir, acordar e comer). Depois, faça uma lista com suas tarefas e encaixe no seu calendário. Lembre-se de separar um espaço para atividades que poderão surgir.   Eleja a prioridade de cada tarefa e separe um tempo para poder descansar, ficar com a família e amigos e fazer coisas que você gosta. Tirar um momento para o lazer é importante para renovar as energias e estimular a criatividade, que é essencial para lidar com os desafios do dia a dia.
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados